O que é tela WVA? É o mesmo que IPS?

Ao comprar um monitor ou, principalmente, um notebook, você pode se deparar com dizeres como WVA ou WVA LCD na descrição da tela do equipamento. Na sequência, surgem dúvidas como: esse tipo de painel presta? Tela WVA é melhor que IPS? E que tecnologia é essa?

A primeira coisa que você precisa saber é que, sim, WVA é um tipo de LCD. A confusão começa aqui: há tantas variações dessa tecnologia que ficamos perdidos! Mas não se preocupe: você já vai entender os principais pontos.

Para isso, vamos à segunda coisa que você precisa saber: embora possamos encontrar vários tipos de painéis LCD no mercado, essa tecnologia pode ser resumida em três variedades principais: TN, IPS e VA LCD — no link, você descobrirá as características de cada uma.

Telas TN LCD são muito encontradas em notebooks básicos ou intermediários comercializados no Brasil (e em outros mercados, obviamente). Normalmente, painéis do tipo são mais baratos, mas têm qualidade inferior. Com eles, é comum o usuário notar distorções de cores caso não esteja exatamente de frente para a tela, por exemplo.

A situação melhora — e muito — com as telas do tipo IPS LCD. Mais sofisticado, esse padrão tende a exibir imagens mais nítidas ou vívidas na comparação com o tipo TN. Além disso, o problema da distorção de tons é menos frequente ou quase imperceptível aqui.

Telas IPS costumam ser melhores que painéis TN, portanto, mas não estão sozinhas nisso. O tipo VA LCD também tende a proporcionar mais qualidade de imagem na comparação com o padrão TN.

Notebook Lenovo com tela WVA LCD

Notebook Lenovo com tela WVA LCD

O que é tela WVA, afinal?

Bom, onde as telas WVA entram nessa história toda? O nome é uma sigla para Wide View Angle ou Wide Viewing Angle (a expressão correta). Em vez de descrever uma tecnologia LCD, na verdade, essas denominações apenas indicam, a princípio, que a tela proporciona boa visualização quando observada de pontos laterais.

Isso significa que, conceitualmente, uma tela WVA pode ser baseada em vários tipos de LCD, basta que o painel ofereça boa visualização sob ângulos variados.

Na prática, o que tem acontecido é de fabricantes usarem o termo WVA para designar telas IPS. A própria Dell reconhece (link em PDF) que as telas WVA de seus produtos são um tipo de painel IPS. A Lenovo faz a mesma coisa. Isso significa que, em boa parte do casos, uma tela WVA é simplesmente uma tela IPS com outro nome.

Com menos frequência, alguns fabricantes também usam a sigla WVA para fazer referência a painéis VA.

O que importa saber é que, via de regra, telas WVA são de boa qualidade. Mas esse fator pode variar de fabricante para fabricante ou de produto para produto, por isso, sempre pesquise por opiniões a respeito do dispositivo de seu interesse antes de fechar a sua compra.

Nos links abaixo, você encontra orientações sobre como comprar um smartphone ou um notebook: