O que é dead pixel? E stuck pixel? Existe solução?

Você compra um monitor de vídeo ou um notebook e, em um belo dia, percebe que existe um ponto escuro na tela do equipamento. Parece sujeira, nada que um paninho macio não resolva. Eis então a surpresa: o ponto escuro não sai da tela! Sinto informar, mas, provavelmente, você está diante de um dead pixel — ou pixel morto.

Mas o que é isso, exatamente? Por que esse problema acontece? Tem solução? E qual diferença para stuck pixel? Eu te conto nas próximas linhas.

Links diretos:

O que é dead pixel? E stuck pixel?

Dead pixel é o nome que se dá a um defeito relativamente comum em telas do tipo LCD. Estas são formadas por minúsculos pontos luminosos que conhecemos como pixels. Quando um (ou mais) deles deixa de funcionar corretamente, temos então um “pixel morto”.

Dead pixel

Dead pixel em uma tela (imagem ampliada)

Um dead pixel pode se manifestar de duas formas: o pixel permanece o tempo todo emitindo luz, mas sem mudar de cor; o pixel fica apagado, como se fosse uma lâmpada queimada.

O pixel que fica o tempo todo emitindo luz normalmente é percebido como um ponto luminoso branco na tela — e fácil de ser percebido quando uma imagem escura é exibida, portanto —, mas também pode aparecer como um ponto fixo na cor vermelha, azul ou verde.

Na verdade, um pixel nessa condição costuma ser chamado de stuck pixel (pixel preso, em tradução livre). Faz sentido. O pixel está com defeito, mas continua emitindo luz. Ele não está “morto”, portanto, embora esteja em estado de inutilidade por não conseguir mudar de cor.

Um pixel escuro, por sua vez, é um pixel apagado, razão pela qual pode ser notado quando a tela exibe imagens claras.

Ambos os problemas são frequentes e podem afetar inclusive telas construídas com componentes de boa qualidade. Para você ter ideia do quão comum esse tipo de problema é, muitos fabricantes não trocam telas de equipamentos que possuem um número baixo de dead pixels — normalmente, até cinco pixels mortos, mas esse critério pode variar de fabricante para fabricante.

O que causa pixels mortos?

Teoricamente, um dead pixel pode ser causado por impactos na tela ou por uma oscilação na rede elétrica, por exemplo. Mas, na grande maioria das vezes, o problema é consequência de uma falha durante o processo de fabricação da tela ou efeito de desgaste de componentes.

No caso de um dead pixel, uma falha na matriz de pixels impede que um ou mais deles receba energia para emitir luz. Muitas vezes, o problema existe desde a fábrica, ou seja, o equipamento chega ao usuário já com pixels mortos. No entanto, não é incomum um ou mais pixels “morrerem” com o passar do tempo.

Um stuck pixel também pode ter como causa uma falha de alimentação elétrica, pois o pixel precisa de energia na medida certa para mudar de cor.

Stuck pixel
Stuck pixel (imagem ampliada)

Dead ou stuck pixel tem solução? E prevenção?

Como você já sabe, a maior parte dos casos de dead pixel ou stuck pixel tem como causa defeitos de fabricação ou desgaste de componentes. Por conta disso, é difícil falar em medidas de prevenção, a não ser pelas mais óbvias: evitar que a tela sofra impactos, seja conectada inadequadamente à rede elétrica ou venha a ser instalada próxima a fontes de calor.

Há quem recomende que a área do pixel problemático seja pressionada. Talvez isso possa fazer o pixel funcionar, mas, por outro lado, há o risco de a tela sofrer mais danos, razão pela qual eu não recomendo esse procedimento.

Infelizmente, as notícias também não são animadoras sobre a possibilidade de um dead ou stuck pixel ser reparado: se houver mesmo um defeito físico ali, praticamente não há o que ser feito.

Em alguns casos, o pixel não está “morto”, mas apresenta uma anormalidade. Nessas circunstâncias, o pixel pode voltar a funcionar corretamente após algum tempo. Também há aplicativos ou sites, como o JScreenFix, que executam testes que tentam “estimulá-lo”. Mas esteja ciente: se o pixel tiver um dano permanente, esses testes de nada servirão.

Para boa parte dos casos, a solução está em conviver com o problema ou trocar a tela. Se o equipamento estiver na garantia, vale a pena entrar em contato com o fabricante para checar se a troca pode ser realizada gratuitamente.

* * *

Veja também: