Diferenças entre impressoras jato de tinta, tanque e a laser

Introdução

Ao pesquisar por impressoras, você encontrará três tipos principais: impressora a janto de tinta, impressora com tanque de tinta e impressora a laser. A seguir, você descobrirá como cada variedade funciona e as diferenças entre elas. Com isso, ficará mais fácil escolher a melhor impressora para as suas necessidades.

Links diretos:

- Antes, saiba o que é DPI, PPM e picolitro
. O que significa DPI em impressão?
. O que significa PPM nas impressoras?
. O que significa picolitro?
- O que é impressora a jato de tinta (inkjet printer)?
. Jato de tinta térmico (thermal inkjet ou bubble jet)
. Jato de tinta piezoelétrico (piezo inkjet — PIJ)
. Jato de tinta contínuo (continuous inkjet — CIJ)
. Cores e cartuchos de impressoras a janto de tinta
- O que é impressora tanque de tinta (ink tank)?
. Como uma impressora tanque de tinta funciona?
. Quais as vantagens das impressoras tanque de tinta?
. Compro uma impressora janto de tinta com cartuchos ou tanques?
- O que é impressora a laser (laser printer)?
. Como impressoras a laser funcionam?
. Impressora a laser imprime em cores?
. Quais as vantagens das impressoras a laser?
- O que é impressora multifuncional?
- Conectividade das impressoras
- Outros tipos de impressoras
. Impressora matricial
. Impressora fotográfica
. Impressora de tinta sólida
. Impressora térmica direta
. Impressora de sublimação
. Impressora de transferência térmica
. Plotters
. Impressora 3D

Diferenças entre impressoras jato de tinta, tanque e a laser
Diferenças entre impressoras jato de tinta, tanque e a laser

Antes, saiba o que é DPI, PPM e picolitro

Para compreender as características das impressoras, é importante saber o significado de alguns termos que são frequentemente associados a elas, como DPI, PPM e picolitro.

O que significa DPI em impressão?

DPI é a sigla para Dots Per Inch (pontos por polegada) e indica a resolução com a qual a impressão trabalha. Se o equipamento suporta 4800 x 1200 DPI, por exemplo, isso significa que ele imprime 4.800 pontos na horizontal e 1.200 pontos na vertical dentro de um espaço com uma polegada, medida que equivale a 2,54 x 2,54 cm.

Os parâmetros de DPI de uma impressora podem variar de acordo com fatores como modo de impressão ativado (econômico ou de alta qualidade) e tipo de papel utilizado.

O que significa PPM nas impressoras?

PPM é a sigla para Pages Per Minute (páginas por minuto) e consiste em uma estimativa de quantas páginas a impressora é capaz de imprimir no intervalo de um minuto.

O número de PPM em impressões somente na cor preta costuma ser maior do que nas impressões coloridas. Além disso, a medida em PPM varia de acordo com a qualidade da impressão: impressões econômicas, que poupam insumos, são mais rápidas do que impressões que demandam bastante tinta ou toner.

O que significa picolitro?

Picolitro é uma medida que corresponde a um trilionésimo de litro, ou seja, a um litro dividido por um trilhão. Essa parâmetro é usado para indicar o tamanho mínimo das gotas de tinta que impressora é capaz de injetar no papel.

Em linhas gerais, quanto menor o tamanho em picolitro, mais detalhado é o conteúdo impresso.

O que é impressora a jato de tinta (inkjet printer)?

Impressora a jato de tinta (inkjet printer) é aquela que tem um mecanismo que expele gotículas de substâncias que formam um conteúdo impresso em papel, tecido ou outro material. A impressão pode ser formada por uma única cor ou receber uma combinação de tintas para formar cores diferentes.

As impressoras a jato de tinta são muito populares em ambientes domésticos e pequenos escritórios por serem relativamente baratas e oferecerem impressões com qualidade satisfatória para documentos, atividades educacionais, fotos e outras aplicações populares.

Para tanto, uma impressora inkjet conta, tipicamente, com até quatro cartuchos de tintas instalados em um compartimento que fica acima da cabeça ou cabeçote de impressão, componente que se move sobre um eixo e expele as gotículas de tinta em direção ao papel ou outro material.

As gotículas normalmente têm tamanho inferior a 5 picolitros. Quanto menor o tamanho da gota ejetada pelo cabeçote, maior é a resolução da impressão, característica que torna o conteúdo impresso mais detalhado.

Mas não existe um único tipo de impressora por jato de tinta. Há três tecnologias principais na categoria: jato de tinta término, piezoelétrico e contínuo. Vejamos cada uma delas.

Impressora jato de tinta HP para uso doméstico
Impressora jato de tinta HP para uso doméstico

Jato de tinta térmico (thermal inkjet ou bubble jet)

Nas impressoras jato de tinta com tecnologia térmica, também chamadas de thermal inkjet ou bubble jet, uma pequena quantidade de tinta é submetida a uma temperatura muito alta para formar pequenas bolhas. O aquecimento também faz as bolhas serem expelidas por orifícios na cabeça de impressão.

As bolhas formam as gotículas de tinta que chegam ao papel para criar a impressão. Quando esse ciclo é finalizado, o espaço deixado pela bolha na cabeça de impressão é preenchido novamente por uma pequena quantidade de tinta e, então, todo o procedimento se repete até a impressora concluir a sua tarefa.

A Canon é uma das pioneiras em impressoras com jato de tinta térmico, mas a tecnologia também aparece em modelos de marcas como HP, Lexmark e Xerox.

Curiosamente, a tecnologia bubble jet surgiu quase que ao mesmo em pesquisas distintas sobre tintas para impressão realizadas pela Canon e a HP.

Na Canon, em 1977, um membro da equipe do engenheiro Ichiro Endo deixou um ferro de solda aquecido tocar na agulha de uma seringa preenchida com tinta. O aquecimento fez gotas da tinta serem expelidas pela agulha.

Já na HP, em 1978, uma equipe liderada por John Vaught descobriu que resistores com película fina poderiam gerar calor suficiente para expelir gotas de tinta.

Ambas as pesquisas serviram de base para as impressoras com jato de tinta térmico, razão pela qual tanto Endo quanto Vaught são reconhecidos por esse feito.

Jato de tinta piezoelétrico (piezo inkjet — PIJ)

Impressoras com jato de tinta piezoelétrico, também chamadas de piezo inkjet ou PIJ, contêm cristais especiais na cabeça de impressão. Quando submetidos a uma corrente elétrica, os cristais se expandem. Essa deformação faz gotículas de tinta provenientes de uma câmara de armazenamento serem expelidas sobre o papel ou outro material.

O termo piezoelétrico advém da mudança de forma que a aplicação de uma tensão causa sobre um material, neste caso, os cristais especiais. A movimentação mecânica oriunda da aplicação de corrente sobre os cristais pode resultar na liberação de gotas com menos de dois picolitros, dependendo da impressora.

A polaridade da tensão é invertida para fazer o cristal piezoelétrico voltar ao estado anterior, de modo que o fluxo de liberação de tinta termine e um novo ciclo comece, se necessário.

Impressoras com tecnologia piezoelétrica funcionam de dois modos principais:

  • modo de curvatura: a tinta é aspirada e extraída da câmara de armazenamento por meio de um mecanismo de expansão bidirecional (que vai e vem);
  • modo de cisalhamento: a tinta é expelida para fora da câmara por um sistema de ondas de pressão, que geralmente demanda menos energia do que no modo de curvatura.

Em todos os casos, impressoras com tecnologia PIJ podem gerar impressões de alta resolução, estão menos sujeitas a danos por calor do que as impressoras com tecnologia térmica e são compatíveis com uma ampla variedade de tintas por não precisarem de aquecimento no cabeçote de impressão.

No entanto, cabeçotes para jato de tinta piezoelétrico tendem a ser mais caros do que as cabeças de impressão térmicas, o que pode fazer impressoras piezo inkjet custarem mais.

A tecnologia piezo inkjet é amplamente utilizada em impressoras da Epson, mas também aparece em modelos de marcas como Brother e Ricoh.

Impressão com tecnologia piezoelétrico de curvatura
Impressão com tecnologia piezoelétrico de curvatura

Jato de tinta contínuo (continuous inkjet — CIJ)

Impressoras com jato de tinta contínuo, também conhecidas como continuous jnkjet ou CIJ, são aquelas que expelem tinta em fluxos constantes. Essa categoria é direcionada a aplicações profissionais ou industriais, como impressão de embalagens em papel, plástico, metal e outros materiais.

Várias tecnologias podem ser empregada em impressoras CIJ. Geralmente, elas funcionam por meio de cristais piezoelétricos que dividem o fluxo de tinta em milhares de gotículas. Quando carregadas eletricamente, as gotas são atraídas por painéis com campos elétricos e então ejetadas para formar a impressão. As gotículas que não receberam carga voltam para os reservatórios de tintas.

Para fins de categorização, as impressoras que não têm tecnologia de janto de tinta contínuo são consideradas equipamentos Drop-on-Demand (DOD), ou seja, que liberam gotículas sob demanda na escala de picolitros em vez de trabalhar com fluxos constantes.

As impressoras com jato de tinta térmico e piezoelétrico são de categoria DOD, portanto.

Cores e cartuchos de impressoras a janto de tinta

Em linhas gerais, as impressoras inkjet utilizam cartuchos de tinta que seguem o sistema de cores CMYK, sigla para ciano (Cyan), magenta (Magenta), amarelo (Yellow) e preto (blacK).

O sistema CMYK é costumeiramente aplicado à impressão porque a combinação de suas cores pode gerar praticamente qualquer outra cor perceptível aos olhos humanos. É por essa razão que muitas impressoras trabalham com quatro cartuchos de tinta, uma para cada cor CMYK.

Sistema de cores CMYK
Sistema de cores CMYK

Há também impressoras que trabalham com apenas dois cartuchos, sendo um para a cor preta, o outro para as cores ciano, magenta e amarelo. Na verdade, a combinação dessas três cores pode gerar a cor preta, mas convém existir um cartucho exclusivo a ela para que a impressão tenha mais qualidade.

Além disso, a tinta preta é padrão em documentos, razão pela qual é a mais consumida. Usar as tintas ciano, magenta e amarelo para gerar a cor preta resultaria em um consumo exagerado desses insumos.

Cartucho colorido (tampa rosa) e cartucho preto em impressora janto de tinta HP
Cartucho colorido (tampa rosa) e cartucho preto em impressora janto de tinta HP

A capacidade de armazenamento de tinta dos cartuchos para impressão varia de acordo com o fabricante e o modelo de impressora, mas não costuma passar de 15 ml. A maioria das impressoras a jato de tinta de marcas como HP e Epson têm cartuchos com até 5 ml de capacidade.

Essa é uma das razões pelas quais impressoras inkjet convencionais são indicadas apenas para uso doméstico ou aplicações com impressões ocasionais. Por isso, além do PPM e do DPI, é importante consultar a capacidade estimada de folhas que uma impressora ou seus cartuchos podem imprimir antes de fechar uma compra.

Para grandes volumes de impressão, o ideal é recorrer a impressoras tanque de tinta ou a laser, ambos os tipos explicados a seguir.

O que é impressora tanque de tinta (ink tank)?

Impressora tanque de tinta, ou ink tank, é aquela que armazena as tintas em compartimentos próprios para isso. Normalmente, esses tanques têm capacidade de armazenamento muito superior na comparação com os cartuchos.

Impressora tanque de tinta Epson
Impressora tanque de tinta Epson

Como uma impressora tanque de tinta funciona?

Impressoras tanque de tinta funcionam de modo muito parecido com as impressoras jato de tinta comuns. Os modelos ink tank têm pelo menos um cabeçote de impressão posicionado sobre um eixo e expelem gotículas de tinta com base nas tecnologias de jato de tinta contínuo, piezoelétrico ou térmico.

A maior diferença entre as duas categorias é que os compartimentos de armazenamento de tintas (os tanques em si) são recarregáveis. Isso significa que, se a tinta acabar, o usuário deve providenciar um novo frasco do insumo e encher novamente o compartimento.

Normalmente, há um tanque para cada cor do sistema CMYK, relembrando: ciano, magenta, amarelo e preto. Algumas impressoras trabalham somente com a cor preta. Outras podem ter tanques com mais cores. Em todos os casos, tubos ou mangueiras especiais levam as tintas ao cabeçote de impressão.

Tanques de tinta com indicadores para acompanhamento de estoque
Tanques de tinta com indicadores para acompanhamento de estoque

Quais as vantagens das impressoras tanque de tinta?

A principal vantagem das impressoras tanque de tinta é a capacidade de imprimir grandes quantidades de páginas, pois seus compartimentos costumam ter mais capacidade de armazenamento do que os tradicionais cartuchos.

Além disso, modelos ink tank costumam ter boa relação custo-benefício, pois o preço por litro de tinta dos frascos de reposição tende a ser menor em relação aos cartuchos. Isso porque o conteúdo do frasco só precisa ser adicionado ao tanque, de acordo com as instruções do fabricante. Já um cartucho tem, além da tinta, chips e outros componentes que tornam seu custo maior.

Bocais de reposição de tanques de tinta
Bocais de reposição de tanques de tinta

Compro uma impressora janto de tinta com cartuchos ou tanques?

Se você faz impressões ocasionais, uma impressora jato de tinta com cartuchos pode ser a melhor escolha, pois, em geral, elas são mais baratas do que os modelos tanque. Além disso, seus cartuchos costumam ter tinta em volume suficiente para impressões pontuais.

Mas, se você faz impressões com alguma frequência ou em grande quantidade, uma impressora com tanques de tinta pode valer mais a pena, pois modelos do tipo dão conta de grandes volumes de impressão.

Se você já tem uma impressora jato de tinta comum e considera comprar um modelo tanque, analise com qual frequência os cartuchos são trocados. Caso você troque de cartucho duas ou mais vezes por ano e eles tenham preços consideráveis, usar uma impressora tanque de tinta pode ser um bom negócio.

Frascos de tinta para impressoras tanque da Epson
Frascos de tinta para impressoras tanque da Epson

O que é impressora a laser (laser printer)?

Uma impressora a laser, ou laser printer, usa um material em pó muito fino e pigmentado chamado toner para imprimir conteúdo em papel. Um feixe de laser ajuda a transferir o toner para a folha e, assim, gerar a impressão. O nome "impressora a laser" vem daí.

As impressoras a laser surgiram na década de 1960 e têm como base a tecnologia que é usada nas fotocopiadoras (popularmente chamadas de "máquinas de Xerox" no Brasil, apesar de esse nome ser uma marca registrada).

Impressora a laser Xerox B210 — imagem por Xerox
Impressora a laser Xerox B210 — imagem por Xerox

Como impressoras a laser funcionam?

Dentro da impressora a laser há um cilindro (ou tambor) revestido por um material que permite aplicação de carga eletrostática. Quando algo vai ser impresso, o tambor recebe carga positiva. Um laser forma no cilindro o conteúdo a ser impresso fazendo os pontos correspondentes terem carga negativa.

Quando o conteúdo é formado, o cilindro entre em contato com um rolamento carregado de toner. Como o toner recebe carga positiva, os pontos com carga negativa do cilindro atraem pó (carga negativas e positivas se atraem, como em um imã) sobre os pontos do conteúdo.

Na etapa seguinte, a folha recebe carga positiva. Um mecanismo de rotação faz o cilindro passar pelo tambor e, com isso, o toner é transferido para o papel.

Finalmente, um mecanismo de nome fusor formado por cilindros revestidos de material que impede a aderência de toner, transfere calor à folha ao mesmo tempo em que a pressiona. Com isso, o toner é fixado ao papel e a impressão é concluída.

Depois disso, a impressora prepara o tambor para a próxima impressão limpando-o de eventuais resíduos de toner.

Funcionamento básico de uma impressora a laser
Funcionamento básico de uma impressora a laser

Impressora a laser imprime em cores?

Apesar de a maioria das impressoras a laser funcionar apenas com toner na cor pretas, há modelos que suportam múltiplas cores.

Os fabricantes podem recorrer a vários métodos para gerar impressões a laser coloridas, como aplicar um toner de cada cor por vez no papel ou combinar todas as cores em um mecanismo provisório para então aplicá-las ao mesmo tempo no papel.

Como o trabalho com cores nas impressoras a laser é mais complexo, esee tipo de equipamento tem preço muito maior em comparação às impressoras que imprimem apenas com toner preto (monocromáticas).

Impressora a laser com toners coloridos
Impressora a laser com toners coloridos

Quais as vantagens das impressoras a laser?

A principal vantagem das impressoras a laser é a velocidade de impressão. A maioria dos modelos tem cerca de 20 PPM (imprimem cerca de 20 páginas por minuto). Isso torna a categoria adequada para escritórios ou para quem faz impressões com muita frequência.

Outra vantagem é a qualidade de impressão, que é mais definida e precisa com a tecnologia a laser.

Por fim, impressoras a laser geralmente têm recipientes de toner grandes, que suportam grandes volumes de impressão, sendo este outro motivo para o uso desse tipo de equipamento em ambientes profissionais.

Contudo, impressoras a laser tendem a ser mais caras do que os modelos jato de tinta, principalmente se suportarem múltiplas cores. As impressoras a laser mais simples podem ter preço similar ao de modelos tanque de tinta, mas não é incomum que elas tenham recargas de toner com preço elevado.

Outra limitação é que as impressoras a laser podem não ser tão boas quanto os modelos com tinta na impressão de conteúdo muito colorido.

Recipiente de toner preto para impressora a laser
Recipiente de toner preto para impressora a laser

O que é impressora multifuncional?

Impressoras multifuncionais são aquelas que executam uma ou mais funções além de imprimir. Normalmente, esses equipamentos trazem um scanner como recurso adicional.

Essa característica permite que o equipamento digitalize documentos e funcione como copiadora. Para esta última função, basta colocar um documento no scanner e pressionar um botão específico para cópia. A multifuncional irá digitalizar o documento e, em seguida, imprimir a cópia correspondente.

Além de scanner e impressora, algumas multifuncionais trazem um sistema de fax, mas equipamentos com essa combinação de recursos são cada vez mais raros.

Há impressoras multifuncionais baseadas em jato de tinta, tanque de tinta e a laser. Ao pesquisar por impressoras, é provável que você encontre mais modelos multifuncionais do que equipamentos que só imprimem.

Impressora multifuncional com tanques de tinta e scanner Epson
Impressora multifuncional com tanques de tinta e scanner Epson

Conectividade das impressoras

Impressoras modernas para uso doméstico ou em escritórios se conectam a computadores por meio da tecnologia USB. A maioria dos modelos tem uma porta USB tipo B, especificamente. Algumas também podem ter porta Ethernet para conexão com fio a computadores, servidores e redes.

Conexão USB tipo B em impressora
Conexão USB tipo B em impressora

Ao comprar uma impressora atual, é expressamente recomendável verificar se ela tem Wi-Fi ou Bluetooth. Além de permitir conexão sem fio a computadores, diminuindo o uso de cabos, essas tecnologias permitem que impressões sejam feitas facilmente a partir de tablets e smartphones.

Impressoras antigas eram baseadas em porta Paralela e em conexão SCSI. Ambos os padrões caíram em desuso.

Conexão Paralela, já em desuso, em uma placa-mãe antiga
Conexão Paralela, já em desuso, em uma placa-mãe antiga

Outros tipos de impressoras

As impressoras jato de tinta, tanque de tinta e a laser são as mais comuns no mercado, mas há outros tipos. Alguns exemplos são abordados a seguir.

Impressora matricial

As impressoras matriciais são aquelas cuja cabeça de impressão possui pequenas agulhas que são acionadas para formar caracteres e, em seguida, empurrar uma fita de tinta contra o papel, gerando a impressão. Por causa disso, um modelo matricial é considerado uma impressora de impacto.

A principal vantagem da impressora matricial é seu custo baixo por impressão. No entanto, esse tipo de equipamento gera impressões com baixa resolução, razão pela qual é adequado para imprimir texto, mas não imagem.

Existe uma variação chamada impressora margarida que, em vez de agulhas, possui caracteres em relevo na cabeça de impressão, lembrando uma máquina de escrever.

Impressoras matriciais foram muito comuns nas décadas de 1980 e 1990. Apesar de a tecnologia ser antiga, esse tipo de impressora ainda é produzido e tem bastante procura por ter custo baixo de impressão.

Impressora fotográfica

Impressoras fotográficas são modelos desenvolvidos especificamente para imprimir imagens, como o nome indica. Normalmente, elas são baseadas em jato de tinta ou tanque de tinta, e podem trazer cartuchos ou compartimentos para cores adicionais ou insumos que melhoram a qualidade da impressão.

Elas também podem trazer um visor LCD ou OLED para pré-visualização do conteúdo a ser impresso.

Normalmente, impressoras fotográficas são indicadas para empresas que executam trabalhos gráficos sob demanda, mas há modelos compactos direcionados ao uso doméstico.

Impressora de tinta sólida

As impressoras de tinta sólida utilizam blocos de tintas endurecidos que, durante o processo de impressão, são derretidos para serem aplicados ao papel ou a outro tipo de material.

Esse tipo de impressora é destinado a atividades profissionais, como impressão de embalagens ou cartazes.

Impressora térmica direta

Impressora térmica direta é aquela que faz impressão aquecendo pinos que entram em contato com um papel sensível a calor. O aumento de temperatura gera uma reação química que faz o papel formar uma cor, geralmente preta ou cinza escuro, nos pontos tocados pelos pinos. Com isso, a impressora não precisa usar tinta, toner ou cera.

As impressoras térmicas diretas são largamente utilizadas para imprimir etiquetas de produtos ou cupons fiscais, por exemplo.

Impressora de sublimação

As impressoras de sublimação de tinta utilizam filmes que trabalham com as cores CMYK. Um processo de aquecimento faz o filme se transformar em gás e "grudar" no papel, tecido ou outro material para então se fixar para formar a impressão.

Esse tipo de impressora é muito utilizado em aplicações que envolvem artes gráficas.

Impressora de transferência térmica

Impressoras de transferência térmica têm funcionamento semelhante à tecnologia de sublimação, mas utiliza ribbons em vez de tinta. Um ribbon é um material em formato de fita que contém cera ou resina (ou ambos os materiais).

Para a impressão ser gerada, o ribbon passa por um cabeçote que possui uma série de pinos. Os pinos são aquecidos e, assim, fazem a cera ou resina derreter e se fixar no papel.

Esse tipo de impressora é muito utilizado para impressão de rótulos e crachás, por exemplo.

Plotters

Plotters são equipamentos capazes de gerar impressões com alta qualidade gráfica e grandes dimensões. há vários tipos de plotters, mas dois tipos são mais comuns:

  • plotter de recorte: trabalha recortando formatos em papéis especiais, sendo útil para criação de adesivos ou escritos a serem colados em superfícies. Esse tipo de equipamento lembra uma impressora, mas não chega a ser uma;
  • plotter de impressão: também chamada de plotter de impressão digital, é um tipo de máquina baseada em jato de tinta que imprime em materiais de grandes dimensões, sendo útil para fachadas, plantas industriais e cartazes publicitários grandes, por exemplo.

Plotter de impressão
Plotter de impressão

Impressora 3D

Impressoras 3D são aquelas que imprimem objetos tridimensionais. Para isso, elas utilizam filamentos de materiais como plástico, resina e cera.

Há vários tipos de impressoras 3D. Os modelos mais comuns constroem o objeto camada a camada, sobrepondo-as. Mas há também impressoras 3D que utilizam um tipo de pó em conjunto com material colante, assim como equipamentos que moldam objetos a partir do aquecimento de componentes sólidos.

Publicado em 17_12_2023. Atualizado em 08_01_2024.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn