Windows Update baixa, mas não instala atualizações; o que fazer?

O Windows Update do seu computador baixa as atualizações, mas, quando você reinicia o PC para efetuar a instalação, o Windows mostra uma mensagem dizendo que o procedimento falhou. O que fazer?

Esse problema costuma ter várias causas. Uma das possibilidades é a de que o banco de dados do Windows Update tenha sido corrompido. A seguir, você verá dois procedimentos. Há boas chances de que o problema seja resolvido em seu computador com um deles.

Use a solução de problemas do Windows

Vá ao Menu Iniciar e em Configurações. Role a tela até achar a opção Atualização e Segurança. Nela, vá em Solução de Problemas e, no lado direito, role a tela até encontrar a opção Soluções de problemas adicionais. Ali, escolha Windows Update e clique em Executar a solução de problemas.

Solução de Problemas do Windows

Solução de Problemas do Windows

O Windows fará uma verificação para detectar problemas. Esse processo pode demorar alguns minutos, por isso, tenha paciência. Após o término, a ferramenta informará se encontrou alguma irregularidade e sugerirá uma solução. Basta aceitá-la e aguardar a conclusão da tarefa.

Em seguida, reinicie o computador e tente atualizar o Windows novamente. Se o problema tiver sido corrigido, as atualizações serão instaladas normalmente.

Restaure o Windows Update

Se o procedimento anterior não funcionar, tente restaurar o Windows Update. Para isso, digite CMD na barra de pesquisa do Windows (ao lado do Menu Iniciar) e clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando. Agora, escolha Executar como administrador.

Com o prompt de comando aberto, digite o seguinte comando:

sc config wuauserv start= auto

Em seguida, digite este comando:

dism /online /cleanup-image /RestoreHealth

Restaurando o Windows Update

Restaurando o Windows Update

O processo de restauração começará. Tenha paciência, pois, novamente, o processo pode durar alguns minutos. Após a conclusão, reinicie o PC.

Windows Update restaurado

Procedimento concluído com êxito

Ao entrar novamente no sistema operacional, vá em Menu Iniciar, Configurações e Windows Update. Ali, verifique se há atualizações novas. Se o procedimento tiver funcionado, as atualizações serão aplicadas normalmente a partir de agora.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.