Em nova “limpeza”, Google decide descontinuar o Google Reader
Periodicamente, o Google elimina serviços que possuem poucos usuários, apresentam funções já executadas por outras ferramentas da empresa ou mesmo dão prejuízo. Nesta quarta-feira, (13/03/2013), mais uma destas “limpezas” foi anunciada. O problema é que, entre os serviços listados, está o mais popular leitor de feeds RSS da Web: o Google Reader.
De acordo com a companhia, o Google Reader deixará de estar disponível a partir de 1º de julho de 2013. O Google não explicou os motivos que levaram a esta decisão, apenas argumentou que, nos últimos anos, a quantidade de usuários da ferramenta regrediu.
É possível que a intenção da empresa seja a de concentrar esforços no compartilhamento de conteúdo a partir do Google+, uma vez que as redes sociais, de fato, são bastante utilizadas para este fim. O primeiro passo neste sentido foi dado no último trimestre de 2011, quando o Google Reader teve a função de compartilhamento de conteúdo “migrada” para o Google+.
Na ocasião, as inúmeras manifestações contrárias não foram suficientes para fazer a empresa mudar de ideia. Assim, não se sabe se as reclamações de agora – o assunto chegou a ocupar os trend topics do Twitter, por exemplo – terão este poder.
Entre as outras ferramentas a serem descontinuadas estão o Google Building Maker, o Google Cloud Connect, o Google Voice App for BlackBerry e o Search API for Shopping.
Referência: Official Google Blog.
14 de março de 2013 às 10:13
Fiquei muito chateado com essa decisão do Google. :/
Bem, pelo menos eles nos deixam fazer o download dos dados para migrar para outros serviços.
14 de março de 2013 às 15:00
Tô testando o The Old Reader (http://theoldreader.com/) neste exato momento e tô gostando bastante da interface. O login é pelo Facebook ou pelo Twitter.
Só achei um pouco lento, mas como foi indicado pelo YouPix talvez tenha uma tonelada de gente pendurada nele migrando os feeds neste exato momento, não sei.
14 de março de 2013 às 16:37
Tem também o Alesti – http://alesti.org -, que já existia antes do Google Reader. Ele é bastante simples, mas não deixa de ser uma alternativa.