Brasil terá 76 mil vagas de TI não preenchidas em 2013, segundo estudo

Redes - imagem ilustrativaUm estudo realizado pelo IDC por encomenda da Cisco mostra que o Brasil terá, em 2013, pelo menos 275 mil novas vagas em áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas pouco mais de 76 mil destas oportunidades ficarão em aberto. O motivo é um “fantasma” já bastante conhecido: falta de mão de obra qualificada.

O problema não é exclusivo do Brasil. O levantamento foi feito também em outros sete países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Venezuela. Somando todos, o IDC constatou que, durante o ano de 2011, a região teve 139.800 vagas não preenchidas. Em 2015, este número deverá aumentar para 296.200.

No caso do Brasil, haverá pelo menos 363 mil novas vagas em 2015, mas 117 mil deverão ficar em aberto. Entre os países estudados, o déficit tupiniquim só é menor que o do México. E o problema se intensifica por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas de 2016, já que estes eventos exigem altos investimentos em TI.

No que diz respeito ao segmento de redes, que é o principal mercado de atuação da Cisco, faltam profissionais em diversas ramificações, principalmente segurança, telefonia IP, redes sem fio, computação nas nuvens, mobilidade, data centers e virtualização.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.