Serviços Google Health e Google PowerMeter serão descontinuados

O Google terminou a semana passada anunciando o fechamento de dois dos seus serviços: o Google Health e o Google PowerMeter, disponibilizados para o público em 2008 e 2009, respectivamente. Nada ou pouco ouviu falar sobre esses serviços? Pois é justamente esse fator que pesou na decisão da empresa: a falta de usuários para essas ferramentas.

O Google Health foi criado para servir de base para informações médicas, isto é, para ser uma espécie de prontuário on-line, onde o usuário pode armazenar dados sobre suas condições de saúde, sobre tratamentos, sobre exames, entre outros. O PowerMeter, por sua vez, foi desenvolvido para que o usuário pudesse controlar o consumo de energia de seus aparelhos domésticos.

A descontinuação de ambos os serviços, no entanto, não será imediata. Usuários do Google Health poderão utilizar a ferramenta até 1º de janeiro de 2012, enquanto que utilizadores do PowerMeter poderão usá-lo até 16 de setembro de 2011. No caso do primeiro, porém, o usuário poderá exportar os dados armazenados para diversos formatos (PDF, CSV, entre outros) até 1º de janeiro de 2013, para que possa, eventualmente, aproveitá-los em serviços similares.

“Notamos que o Google Health não teve o amplo impacto que esperávamos. O serviço foi adotado por determinados grupos de usuários, como pessoas com conhecimentos em tecnologias e, mais recentemente, entusiastas com o cuidado físico, mas não encontramos uma maneira de fazer com que esse uso limitado se transformasse em uma adoção generalizada na rotina de milhões de pessoas”, diz a nota publicada pela empresa.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.