Chinesa ZTE deve começar produção de tablets no Brasil em agosto
Em uma reunião realizada hoje (27/06/2011) em Brasília com a presidente Dilma Rousseff, representantes da companhia chinesa ZTE anunciaram para o próximo mês de agosto o início da fabricação de tablets no país. A iniciativa tem como base a medida provisória que diminui a carga tributária para a produção local desse tipo de dispositivo.
De acordo com Hou Weigui, presidente da ZTE, a companhia já realizou acordos com fábricas instaladas no Brasil para iniciar a fabricação, mas vai além: a empresa também adquiriu um terreno na cidade de Hortolândia, em São Paulo, para a construção de um parque industrial, e comprou uma fábrica já pronta na mesma região. Quando em plena atividade, a unidade deverá empregar cerca de 2,5 mil pessoas.
ZTE Light, tablet com Android apresentado pela companhia em 2010
Hou Weigui também manifestou o interesse da ZTE de participar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), iniciativa que tem o objetivo de levar acesso à internet banda larga para regiões onde esse tive de conexão não é oferecido devidamente. Não é de se estranhar: embora trabalhe com dispositivos móveis, como modems 3G e smartphones, a fabricação de equipamentos de rede e telecomunicações é o principal ramo de atuação da empresa.
A ZTE atua oficialmente no Brasil desde 2002.
Referência: Agência Brasil.