Android Market atinge a marca dos 80 mil aplicativos
Plataforma Android já é a segunda mais utilizada no mundo
Ainda está longe de ameaçar a hegemonia do iOS – em sua última aparição pública, Steve Jobs anunciou que a App Store já possui mais de 250 mil apps –, mas não deixa de ser um número bastante expressivo: recentemente, a Android Market atingiu a marca dos 80 mil aplicativos. Para efeitos comparativos, em abril de 2010, essa quantidade era de 50 mil.
E esses números tendem a manter o rápido crescimento, podendo alcançar a casa dos 100 mil aplicativos até o final do ano. Na última semana, a consultoria Gartner informou que o Android já é a segunda plataforma móvel mais utilizada do mundo, perdendo apenas para o Symbian, usado nos smartphones da Nokia. Mas, de acordo com o Gartner, essa posição pode ser atingida pelo Android até 2014.
- Confira também: Dicas para escolher um smartphone
Um dos principais motivos para a popularização do Android é, certamente, o apoio de várias companhias, como HTC, Samsung e Motorola. É uma reação em cadeia: o sucesso dessas empresas com a plataforma atrai mais fabricantes, fazendo com que mais usuários utilizem o Android. Aliando esses fatores a outros, como o constante desenvolvimento do sistema operacional, cada vez mais desenvolvedores enxergam chances de retorno ao criar aplicativos para o Android.
- Symbian: 40,1%
- Android: 17,7%
- BlackBerry OS: 17,5%
- iOS (Apple): 15,4%
- Windows Phone: 4,7%
Domínio de mercado – Por Gartner
É claro que nem tudo são flores: a experiência de aquisição de aplicativos na Android Market ainda não é tão positiva quanto na concorrente App Store, por exemplo. Além disso, a quantidade de versões do Android gera uma espécie de “fragmentação” no mercado, já que a atualização do sistema não é um procedimento padronizado e pode depender de determinados requisitos técnicos.
Referências: Android Community, PCMag.com.