Acredite: vem aí a Google TV!
O evento Google I/O está mesmo rendendo boas surpresas: depois do padrão de streaming WebM e da Chrome Web Store, foi anunciada a Google TV. Não se trata de um mero canal de televisão comandado pelo maior buscador do mundo, mas sim de uma plataforma que permitirá integrar Web e TV.
Em sua essência, a ideia consiste em permitir que o usuário acesse conteúdo da internet diretamente em seu televisor. Com a plataforma, será possível localizar facilmente vídeos no YouTube, ver fotos de álbuns on-line ou visualizar shows transmitidos ao vivo pela Web, por exemplo.
Para isso, a Google TV terá como base uma versão adaptada do sistema operacional Android e terá o navegador Chrome como padrão. Ou seja, além de acessar conteúdo audiovisual, será possível navegar normalmente pela internet. Como se não bastasse, desenvolvedores também poderão disponibilizar aplicações criadas especificamente para a “experiência televisiva” do usuário.
Para poder usufruir da Google TV, o usuário terá que contar com um televisor que oferece integração com a plataforma ou adquirir um set-top box específico, que utiliza Wi-Fi para acesso à internet e HDMI para conexão ao televisor, por exemplo. De acordo com o Google, Sony e Logitech estão entre as empresas que irão oferecer equipamentos compatíveis ou projetados especialmente para a Google TV. O vídeo a seguir dá mais detalhes sobre o serviço:
www.youtube.com/watch?v=diTpeYoqAhc
E o porquê dessa novidade? Por um motivo bem perspicaz, na verdade. De acordo com o Google, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo assistem TV. A integração desse meio com a Web é uma forma de explorar todo esse potencial. Já pensou como seria interessante ver um vídeo do YouTube em alta definição numa TV LCD de 40 polegadas? Para o Google, dependendo da aceitação do público, a novidade poderá representar uma nova opção de receita baseada em publicidade.
A Google TV ainda não está disponível para o usuário final. Por enquanto, é possível obter mais informações no site: www.google.com/tv. Há também uma página específica para desenvolvedores interessados no projeto: www.google.com/tv/developer.
Referência: Official Google Blog.