Mozilla interrompe plano de criar versão do Firefox para o Windows Phone 7 Series

Stuart Parmenter, responsável pela área de engenharia móvel da Mozilla, anunciou hoje a interrupção do desenvolvimento da versão do navegador Firefox para o Windows Phones 7 Series (WP7S), sistema operacional para smartphones a ser lançado pelo Microsoft no final do ano. O motivo? A falta de suporte para desenvolvimento nativo de aplicações na plataforma.

No evento MIX10, que aconteceu recentemente, a Microsoft deixou claro que o foco do WP7S em termos de desenvolvimento se baseará na criação de aplicações nas tecnologias Silverlight e XNA Game Studio. Por conta disso, desenvolvedores não terão acesso direto ao hardware dos dispositivos com o sistema, característica considerada fundamental para otimizar o desempenho de programas nativos. É justamente isso que está atrapalhando os planos da Mozilla.

Diante desse impasse, a entidade decidiu paralisar o projeto de criação do Firefox para o WP7S e vai se focar nas versões para Android e Maemo. Mas nem tudo está perdido para os usuários que gostariam de ver uma versão do navegador rodando no WP7S: a Mozilla está disposta a retomar os trabalhos, desde que conte com algum apoio da Microsoft para isso…

Referências: The Inquirer, blog.pavlov.net.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.