Haja dados: SamDisk anuncia cartão microSD com 32 GB de capacidade

Cartão microSD da SanDisk com 32 GB de capacidade32 gigabytes em um dispositivo quase tão fino quanto uma folha de árvore e tão pequeno a pouco de caber com folga na ponta do dedo? Pois é exatamente isso que a SanDisk acaba de anunciar: a empresa vai colocar no mercado um cartão microSD (SDHC) com nada menos que 32 GB de capacidade.

Apesar de a novidade ser surpreendente, é de que se esperar que fabricantes disponibilizem cartões com cada vez mais espaço para dados. As unidades microSD são muito populares em telefones celulares e smartphones, e cada vez mais as pessoas estão utilizando esses dispositivos para armazenar fotos, vídeos e músicas, gerando um problema: falta de espaço para guardar tudo. Mas com um cartão de 32 GB essa questão deixa de ser um problema.

De acordo com a SanDisk, o dispositivo estará disponível nos Estados Unidos e na Europa a partir desta semana, com preço sugerido de 199,99 dólares. Pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de lançamento oficial do produto no Brasil.

* * *

Só para efeitos comparativos, abaixo, a foto da esquerda mostra um HD com cerca de 1 metro de comprimento e alguns poucos megabytes de capacidade em exposição no Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo. A imagem da direita, por sua vez, mostra um cartão microSD de 2 GB na ponta de um dedo.

HD gigante e um cartão microSD