Microsoft faz sua primeira colaboração ao kernel Linux

TuxA Microsoft fez recentemente, pela primeira vez, um aporte de código aberto ao kernel Linux. São cerca de 20 mil linhas de código disponibilizados sob a licença GPLv2 para a implementação de drivers que fazem com que o Linux execute adequadamente na plataforma Windows através de virtualização (virtual machine).

Essa contribuição foi feita por meio da Open Source Technology Center, uma divisão da Microsoft criada para atuar de maneira colaborativa junto às comunidades de código aberto interessadas em melhor integração com a plataforma Windows. Dali já saíram, por exemplo, colaborações para permitir a melhor execução do PHP no Windows e várias contribuições a projetos controlados pela Apache Software Foundation.

Em relação ao kernel Linux, a contribuição visa ajudar empresas a diminuir custos com virtualização. Isso porque, de acordo com a Microsoft, muitos de seus clientes utilizam distribuições Linux e, por conta disso, há uma necessidade crescente de melhorar a interoperabilidade entre as plataformas. Os drivers disponibilizados diminuem a complexidade da virtualização e, consequentemente, os custos envolvidos.

Com a iniciativa, a Microsoft se junta ao grupo de companhias que contribuem para o Linux, embora não o faça com o mesmo nível de colaboração de empresas como Intel e IBM.

Referência: Microsoft PressPass.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.