Greenpeace: Nokia é a mais “verde”, enquanto que a Nintendo…

O Greenpeace divulga periodicamente uma espécie de ranking que classifica as empresas de tecnologia que mais e menos prejudicam o meio ambiente. Para isso, considera critérios como emissão de gases poluentes, utilização de produtos químicos nocivos, política de coleta de itens descartados (como pilhas e baterias), entre outros. No último ranking, divulgado recentemente, a Nokia foi considerada a empresa mais “verde”, enquanto que a Nintendo recebeu a última colocação.

Ranking
Ranking “verde” do Greenpeace

De acordo com o Greenpeace, a Nokia obteve 7,45 pontos de 10 possíveis, pois possui um programa de coleta de produtos descartados pelos usuários em 84 países. Além disso, a empresa vem fabricando aparelhos livres de PVC, assim como vem reduzindo a emissão de CO2 em suas fábricas. No ranking, a Nokia é seguida pela Samsung, com 7,10 pontos, e pela Sony Ericsson, com pontuação de 6,5.

O último lugar, como já dito, pertence à Nintendo, que também ocupou essa posição no relatório anterior. Sua pontuação é de apenas 1. Segundo o Greenpeace, ao contrário da Nokia, a Nintendo aumentou a emissão de gases poluentes na fabricação de seus produtos, ainda utiliza PVC, embora não esteja mais aplicando esse componente em cabos, não possui uma política clara de promoção de reciclagem ou coleta de produtos descartados, entre outros problemas. No ranking, Fujitsu, Lenovo e Microsoft estão ligeiramente à frente da Nintendo, com 2,4, 2,5 e 2,5 pontos, respectivamente.

O relatório completo do Greenpeace pode ser baixado aqui (em PDF, idioma inglês e 37 páginas).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.