Silverlight 3 é lançado com mais de 50 recursos novos

Microsoft SilverlightA Microsoft fez hoje, 10 de julho (2009), o lançamento global do Silverlight 3, a grosso modo, um concorrente direto da tecnologia Adobe Flash. A nova versão conta com mais de 50 recursos novos e inclusive permite a criação de aplicações que podem ser executadas fora do navegador de internet.

De acordo com a Microsoft, “o Silverlight 3 oferece novos recursos gráficos 3D, recursos de animação, efeitos de aceleração de hardware e aperfeiçoamentos em texto que possibilita aos designers e desenvolvedores criar a próxima geração de interfaces visuais na Web. A tecnologia conta com melhorias em RIA (Rich Internet Applications) com mais de 60 novos controles em código aberto, como gráficos, mídia e layout com temas profissionais”. 

A Microsoft também anunciou o lançamento do Expression 3, uma suíte que possibilita o desenvolvimento de aplicações de mídias digitais usando tecnologias como Silverlight e .NET. A combinação do Expression 3 com o Silverlight 3 permite, por exemplo, a criação de animações com avançados recursos 3D, entrega de vídeo em alta definição na internet através de streaming, entre outros.

Para comprovar todo esse potencial, a Microsoft disponibilizou um link de demonstração do ISS Smooth Streaming, que permite a transmissão pela internet de vídeo com alta qualidade (1080p). Neste interessante exemplo, que exige o Silverlight 3 para rodar, é possível notar que o vídeo é transmitido de acordo com a largura de banda da conexão do usuário e este ainda tem a possibilidade de ajustá-la manualmente através de um controle no canto superior direito. Graças a isso, o vídeo é exibido no computador do usuário praticamente sem interrupções.

Vídeo de demonstração do ISS Smooth Streaming
Vídeo de demonstração do ISS Smooth Streaming

O Silverlight 3 pode ser baixado gratuitamente aqui. Usuários de versões anteriores poderão contar com update automático. A versão final do Expression 3, por sua vez, estará disponível em cerca de 30 dias e contará com uma versão de testes, válida por 2 meses.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.