Google anuncia a linguagem Dart, uma possível alternativa ao JavaScript

DARTO Google anunciou nesta segunda-feira (10/10/2011) uma prévia da linguagem de programação Dart, que está sendo desenvolvida especialmente para executar aplicações Web, sendo considerada inclusive uma possível alternativa aos tradicionais códigos em JavaScript.

Mas a novidade não se limita a isso. A linguagem conta com recursos mais avançados, como classes e interfaces, podendo ser utilizada tanto em projetos pequenos quanto em aplicações mais complexas, de acordo com a empresa.

No estágio atual, a linguagem Dart conta com dois modos de funcionamento. Um deles consiste na utilização de uma máquina virtual para executar o código, em um esquema semelhante à linguagem Java, por exemplo. O outro corresponde à utilização de um compilador que traduz código Dart em JavaScript, permitindo ao programa ser executado em praticamente qualquer navegador atual.

O Google planeja, no entanto, fazer com que o Chrome tenha uma máquina virtual embutida para que seja possível executar código Dart de maneira nativa (e, teoricamente, mais rápida). É provável, todavia, que isso só aconteça se houver indícios de que a linguagem será bem aceita por desenvolvedores, o que pode fazer inclusive com que o recurso seja implementado também em outros navegadores.

Para obter mais detalhes, acesso o site oficial do projeto: www.dartlang.org.

Referências: Official Google Code Blog, CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.