FecomercioSP: 51,5% dos paulistanos fazem compras pela internet

Ilustração de botão ComprarUma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10/10/2011) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que 51,5% dos paulistanos realizam compras pela internet. Este número representa um aumento de 8,84% em relação à medição realizada em 2010.

O principal motivo para este hábito é a praticidade. No entanto, preços – muitas vezes menores que os praticados em lojas físicas – e confiança na empresa vendedora são outros fatores que incentivam as compras on-line entre os paulistanos.

Mas, apesar de estes números serem animadores, poderiam ser melhores. É que a pesquisa também revelou os motivos que levam muitos cidadãos de São Paulo a não aderirem ao comércio eletrônico. Para 52,69% da população que não faz compras na internet, o principal motivo para esta decisão é o medo de fraudes. Mas, para 23,15%, a necessidade de ver o produto “ao vivo” é a principal razão. 17,66% apontaram o custo do produto mais o frete como causa para a negativa das compras.

Outro problema considerável apontado pela FecomercioSP diz respeito à disponibilidade de informações: muitas lojas não fornecem descrições detalhadas e claras dos produtos. De acordo com o estudo, 43,51% dos paulistanos consideram estas informações insuficientes na maioria das vezes.

Referência: FecomercioSP.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.