Empresas japonesas se unem para criar processador e concorrer com a Intel

Imagem de processadorAs japonesas Canon, Fujitsu, Hitachi, NEC, Panasonic, Renesas e Toshiba uniram forças para criar um processador e concorrer diretamente com a Intel. O projeto também conta com o apoio do governo japonês, através do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, que investirá entre 3 e 4 bilhões de ienes na iniciativa (valores equivalentes a 59 milhões e 79 milhões de reais, aproximadamente).

A expectativa é a de que o processador do projeto esteja pronto em 2012 e que, em relação aos padrões atuais, possa combinar eficiência e cerca de 30% de economia no consumo de energia elétrica. O chip poderá ser usado em uma grande variedade de produtos, como computadores, aparelhos eletrônicos, robôs e até carros.

Competir com a Intel, no entanto, não será tarefa nada fácil: a empresa domina o mercado atualmente com cerca de 80% das vendas de processadores em todo o mundo. Além disso, o processador que o consórcio japonês pretende produzir se baseará em uma nova arquitetura, o que poderá dificultar sua aceitação no mercado.

Referência: Softpedia.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.