Nokia abre espaço para desenvolvedores na Ovi Store

Logotipo OviDisposta a fazer frente à App Store, famoso serviço da Apple para distribuição e venda de aplicações para iPhone e iPod touch, a Nokia acaba de anunciar a abertura da Ovi Store para desenvolvedores que queiram criar aplicativos para aparelhos da marca. Para isso, a empresa está oferecendo uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicativos) para a plataforma Ovi e uma versão beta de seu kit de desenvolvimento, de forma a facilitar a criação de aplicativos e atrair o interesse de programadores em todo o mundo.

Para mostrar que não está “brincando em serviço”, a Nokia adiantou que já está trabalhando com parceiros como Associated Press, Qype, National Geographic e Lonely Planet para que estas ofereceram ferramentas próprias para os aparelhos da Nokia. Naturalmente, as receitas geradas com a venda de aplicativos na Ovi Store serão divididas entre os desenvolvedores e a Nokia.

Resta saber se a Ovi Store conseguirá alcançar o mesmo nível de sucesso da App Store. Obviamente, quanto mais conhecida for a plataforma, mais empresas e indivíduos surgirão para disponibilizar aplicativos para ela. As expectativas são boas: desde o início da Ovi Store, no final do mês de maio (2009), mais de 10 milhões de downloads já foram realizados. Por outro lado, a App Store alcançou dez vezes mais downloads em seus primeiros meses de existência.

Desenvolvedores interessados em criar aplicativos para a Ovi Store devem se cadastrar no site Forum Nokia – Ovi for developers, onde também é possível obter mais informações sobre o serviço.

Referência: Softpedia, mocoNews.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.