Canonical lança o Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Logotipo do UbuntuA Canonical lançou recentemente a versão mais nova de seu sistema operacional, o Ubuntu 9.10 Karmic Koala. A novidade chega oferecendo várias melhorias em relação às versões anteriores e mostra o porquê da distribuição Ubuntu ser uma das mais populares entre os usuários de software livre.

Um dos novos recursos é a integração com o Ubuntu One, serviço on-line baseado em cloud computing para armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos que oferece 2 GB de espaço gratuito para qualquer pessoa. Quem desejar pode migrar para um plano de 50 GB pagando uma mensalidade de 10 dólares.

O Ubuntu 9.10 também conta com uma versão nova do gerenciador de boot GRUB, o GRUB2, e consegue carregar mais rapidamente na maioria dos computadores. Outra novidade fica por conta do programa utilizado para serviços de mensagens instantâneas, como Windows Live Messenger e Google Talk: até então o Ubuntu oferecia o Pidgin, mas a versão 9.10 vem com o Empathy como padrão para essa finalidade.

Ubuntu 9.10 - Imagem por Canonical
Ubuntu 9.10 – Imagem por Canonical

Entre as outras novidades do Ubuntu 9.10 estão temas novos, funcionalidades gráficas melhoradas, rendimento maior com chips gráficos da Intel (a versão anterior tinha problemas com isso) e novos recursos de segurança. Nesta versão, a Canonical também estreia o Ubuntu Software Center, uma ferramenta que permite ao usuário localizar, baixar e instalar softwares facilmente.

Para conhecer mais detalhes do Ubuntu 9.10 acesse esta página. O download da distribuição pode ser feito neste link. Note que é possível experimentar o Ubuntu 9.10 sem instalá-lo no computador, já que a distribuição é capaz de rodar diretamente de seu CD (live CD).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.