ICANN aprova uso de caracteres não-latinos em domínios de sites

ilustração de domínio no idioma japonêsConforme nota publicada aqui no InfoWester Notícias no último dia 26, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) havia marcado para hoje, 30 de outubro (2009), uma avaliação para autorizar ou não a utilização de domínios formados por caracteres diferentes do alfabeto latino. A entidade acaba de divulgar seu parecer favorável à proposta.

Isso significa que em breve será possível encontrar endereços de sites que utilizam caracteres japoneses, chineses, árabes, entre outros. A primeira fase para o registro desses domínios começa no dia 16 de novembro (2009), no entanto, inicialmente só será possível solicitar URLs onde o alfabeto usado corresponde à terminação do endereço. Isso significa, por exemplo, que domínios em caracteres chineses só poderão ser registrados com terminações em .cn.

De acordo com a ICANN, a iniciativa é um acontecimento histórico para a internet, pois fará com que a “grande rede” seja mais acessível para cerca de 800 milhões de pessoas cujos idiomas não utilizam o alfabeto latino.

Referência: ICANN.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.