Austrália planeja oferecer conexões à internet de 100 MB por segundo

Austrália - Imagem por Google MapsO governo da Austrália divulgou recentemente o seu projeto mais ousado na área de telecomunicações: permitir acesso à internet em banda larga em pelo menos 90% do território do país até 2017. A ideia, no entanto, é a de que esse acesso seja oferecido em altíssima velocidade, com taxas de download que podem chegar a incríveis 100 MB por segundo!

Para isso, o governo pretende investir 37 bilhões de dólares australianos (aproximadamente 57 bilhões de reais) em instalações de fibra óptica que deverão interligar mais de 10 milhões de prédios. As áreas que não puderem contar com essa tecnologia – regiões remotas, por exemplo – possivelmente utilizarão como alternativa redes de conexão sem fio. O desafio é grande: o país possui cerca de 7,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial.

Junto com esse projeto, o governo australiano iniciará testes com um hospital local para oferecer tratamento médico pela internet. Com as conexões de alta velocidade, será possível transmitir orientações para pacientes e obter dados destes pela tela de uma TV, por exemplo, tudo de maneira remota.

Se a ideia der certo, a Austrália será um dos países com acesso mais rápido e de melhor qualidade à internet. As obras inclusive já começaram: escavadeiras importadas da França especialmente para esse projeto já estão em operação na Tasmânia.

Referências: AFP, elmundo.es.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.