Adobe anuncia Flash 10.1 para dispositivos móveis

Adobe FlashA Adobe iniciou a semana dando uma notícia que deverá agradar os usuários mais assíduos de smartphones e afins: a empresa vai lançar o Flash 10.1 para várias plataformas de dispositivos móveis. Mais precisamente, contarão com a novidade aparelhos que utilizam Android, Symbian, Windows Mobile, WebOS, além dos dispositivos BlackBerry.

Com esse lançamento, os dispositivos baseados nessas plataformas poderão executar aplicativos em Flash de maneira melhorada, podendo inclusive utilizar a aceleração de hardware proporcionada pelo chip gráfico de cada aparelho. Com isso, será possível inclusive oferecer reproduções em alta definição.

Além disso, a interação com o usuário poderá aumentar, já que o Flash 10.1 permitirá, por exemplo, que o usuário execute determinadas atividades balançando os aparelhos que contam com “acelerômetro”. Para reforçar ainda mais as expectativas, a Adobe afirmou que todo esse potencial não resultará em maior consumo de energia.

As primeiras versões, ainda em estágio beta, deverão surgir já no primeiro trimestre de 2010 e beneficiarão as plataformas Android e Symbian.

* * *

Usuários do iPhone, por sua vez, não terão suporte à novidade em seus aparelhos, pelo menos não de maneira “oficial”. Explica-se: o lançamento do Flash 10.1 para dispositivos móveis ocorre por causa de parcerias da Adobe com as empresas responsáveis pelas mencionadas plataformas, parcerias estas motivadas principalmente pela iniciativa Open Screen Project. No entanto, a Apple até hoje não fechou nenhum acordo do tipo.

A boa notícia é que a Adobe “cansou de esperar” e anunciou uma ferramenta que permitirá a adaptação de aplicativos em Flash para que estes funcionem no iPhone. Ainda não se sabe se o recurso funcionará a contento, mas é inegável que, para os usuários da plataforma, já é alguma coisa.

Referências: Adobe [1], [2].





Nenhum comentário

Comentários encerrados.