Use emojis nos Windows 10 e 11 com um simples truque

Você consegue inserir emojis em textos e mensagens rapidamente se estiver usando um iPhone ou um celular Android, por exemplo. O que muita gente não sabe é que, nos Windows 10 e Windows 11, também há uma forma rápida e prática de se usar esses símbolos. Ou melhor: duas.

Quer saber quais? Então, continue no texto.

Caixa de emojis no Windows 10
Caixa de emojis no Windows 10

Antes, o que é emoji?

Para não deixar dúvidas, eis uma rápida explicação: emojis são pequenas imagens ilustradas que representam gestões, estados de humor, emoções, comportamentos, objetos e assim por diante. De modo geral, os emojis podem ser usados para substituir palavras ou deixar conversas mais divertidas.

Há quem não simpatize com emojis, mas, se pensarmos que a comunicação por texto nem sempre consegue expressar adequadamente reações ou emoções, por exemplo, essas pequenas imagens podem sim ser relevantes.

Caixa de emojis no Windows 11
Caixa de emojis no Windows 11

Como usar emojis no Windows?

A forma mais prática é esta: no teclado do seu computador, pressione as teclas Windows e . (ponto) ao mesmo tempo. Com isso, o sistema operacional exibirá, imediatamente, uma caixa em que você pode selecionar não só emojis como também emoticons (gestos e expressões faciais representadas por caracteres) e símbolos especiais.

Os emojis podem ser inseridos em textos do Word, programas de mensagens instantâneas, páginas web e por aí vai. Em softwares que não suportam emojis, uma alternativa é a utilização da aba de emoticons.

Note que esse truque funciona tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. Neste último, há mais recursos disponíveis, com animações em GIF.

Existe uma alternativa ao atalho de teclado: o teclado virtual do Windows. Esse recurso fica localizado à direita da Barra de Tarefas do sistema operacional, perto do relógio.

Teclado virtual no Windows 11
Teclado virtual no Windows 11

Ao abrir o teclado virtual no Windows 10, clique no botão que exibe um rosto feliz. Ele é o que dá acesso à lista de emojis do sistema.

Já no Windows 11, o acesso a emojis, emoticons e demais recursos é feito a partir de um botão com símbolo de coração.

Se o teclado virtual não estiver aparecendo em seu computador, faça o seguinte:

  • Windows 10: clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e ative a opção “Mostrar botão do teclado virtual” — repare que o ícone do teclado surgirá ao lado do relógio;
  • Windows 11: clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas, selecione “Configurações da barra de tarefas” e, na janela que surgir, ative a opção “Teclado virtual” — novamente, o ícone correspondente aparecerá ao lado do relógio do sistema.

Agora é só aproveitar os seus emojis!

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn