Pendrives do mau!
Se um aparelho qualquer está muito barato no Brasil, pode ter certeza, está muito mais barato em vários outros países. No entanto, é difícil de acreditar que um dispositivo possa ficar tão barato, que alguém o perde propositalmente para aplicar golpes (a não ser que o aparelho tenha sido roubado…). De acordo com uma matéria do jornal inglês The Register, é exatamente isso que um grupo de “espertinhos” andou fazendo em uma localidade de Londres.
O grupo espalhou pendrives infectados com um cavalo-de-tróia em pontos estratégicos de um estacionamento. O tal cavalo-de-tróia se ativa sozinho assim que o pendrive é conectado ao computador e, a partir daí, passa a monitorar as atividades do usuário para capturar informações sigilosas, especialmente dados bancários. O truque dos criminosos foi bem planejado: eles sabem que a maioria das pessoas que encontram um pendrive em qualquer lugar o conecta em um computador para ver seu conteúdo. O local escolhido para espalhar os pendrives certamente é freqüentado por indivíduos com poder aquisitivo relevante, portanto, são pessoas mais propícias a usar sites de netbanking.
É pouco provável que alguém resolva aplicar esse golpe por aqui, mesmo assim, é bom ficar atento: há vários vírus e outras pragas digitais que podem usar não só e-mails e sites de conteúdo duvidoso para se propagar, como qualquer dispositivo de armazenamento, incluindo pendrives. Isso quer dizer que também é necessário tomar cuidado com o computador em que você conecta seu dispositivo, especialmente se ele for público.
Referências: Blogantivirus, The Register.
Emerson Alecrim
27 de abril de 2007 às 18:19
Já deixo um aviso… Se alguém quizer perder um pendrive aqui perto de casa, pode ter total certeza que irei pluga-lo no meu PC. Só faço uma exigencia para que seja um pendrive de no minimo 1gb ok? Uso muito netbanking e sou acionista do Google, portanto mereço achar um pendrive de 2gb ou quem sabe um de 4gb.
heauheauheuaheuahuaeea
cada coisa q acontece nesse mundo digital, vou te contar viu… 😀
27 de abril de 2007 às 18:25
Esse é o caso mais “perfeito” de Cavalo de Tróia de que já ouvi falar! Imagina! Um “presente dos deuses” que quando levado pra casa estraga a nossa vida! Não deixa de ser interessantemente parecido com o Cavalo de Tróia de Odisseu. 🙂
E é isso aí, atenção nunca é demais!
[]s
27 de abril de 2007 às 20:38
Não é só achar um pendrive na rua, tem sites (americanos) que dão pendrives de graça… são de 256MB, portanto teoricamente baratos a ponto de virar brinde, mas nunca se sabe né? Se os sites são cheios de porcaria pq o pendrive tbém não pode ser?
28 de abril de 2007 às 6:55
[…] Fonte: Blog InfoWester […]
28 de abril de 2007 às 13:57
O negócio é usar uma lan house pra testar!!
29 de abril de 2007 às 4:05
pow eu queria axar um pen drive desses hauaha , mais com o amigo la em cima disse de 1gb ou mais.. rsrs q eu tenho um hd aqui de teste iria ´por nele. pra testar hauhaua ñ tem nd de importante msm hauahuaha se quiser peder um pen desse aqui naminha porta fico feliz!! hauhauha só da doido nesse mundo!!!
29 de abril de 2007 às 15:12
aissegoo, um de 4 GB seria perfeito para mim. Eu uso Linux com mais freqüência, portanto, os riscos seriam menores no meu caso 😀
Bardo, é coisa de criminoso profissional! Mesmo porque, até o momento, ninguém espera que um pendrive contenha vírus.
Erika, é aquela história, né? Quando a esmola é demais, o santo desconfia…
Camilo, um dono de lan house ia ficar furioso com sua idéia, hehehe… Acho que o melhor é testar o pendrive em um PC com Linux ou mesmo entregá-lo em um Achados e Perdidos, se o local onde encontrou tiver um.
Uira, acreite, como você tem meios de testar um pendrive sem riscos, justamente por isso eles não vão aparecer pra você. É a tal lei de Murphy, hehehehe…
29 de abril de 2007 às 21:20
tem empresas americanas dando pen drive de brinde? aqui no brasil eu nem recomendo mais este brinde pois já virou batido.
30 de abril de 2007 às 0:28
PEN DRIVE? isso ainda existe? a onde agora é HD de bolso USB de 300GB sasuuhsaaushu! eu acho q vou coloca uns cavalo-de-tróias dentro de uns HD de bolso de 300GB e vou perde por ae… kkkkkkkkkkk ! lol (¢.O)
1 de maio de 2007 às 11:55
[…] em um mundo virtual Hitachi oferece disco rígido de 1 Terabyte, e Disco rígido de 2,5 polegadas. Pendrivers do Mau! Propaganda nos vídeos do YouTube! OLPC: De $100,00 pra $175,00 e agora rodando Windows. Ubuntu […]
5 de maio de 2007 às 16:52
Dica muito boa, e este medo de cavalos-de-tróia
não irão terminar tão cedo!!! infelizmente não é viável´pois muitos iriam perder com isso… principalmente impresas de anti-virus… As grandes corporações possuem a capacidade de desenvolver um mecanismo que torne o mesmo uma simples e amedrontadora história de terror da internet… Valeu.