Chile reclama: Google Earth aponta parte de seu território como sendo argentino

A não ser que seus conhecimentos sobre geografia estejam enferrujados, você sabe que o Chile faz fronteira com a Argentina. A não ser que você seja chileno ou que seus conhecimentos de geografia sobre a América do Sul estejam em um nível muito avançado, sabe que o território de Villa O’Higgins pertence ao Chile. É exatamente isso que o governo chileno está tentando dizer ao Google.

Se você tem o Google Earth instalado em seu computador, digite Villa O’Higgins no campo “Fly To” e você verá que o programa mostrará essa localidade no mapa, mas como sendo da Argentina. Assim que teve conhecimento disso, a Secretária de Fronteiras e Limites do governo chileno pediu ao Google que corrigisse essa falha e enviou documentos e mapas à empresa para provar que Villa O’Higgins não pertence à Argentina.

Não pense que o Chile pediu isso como se fosse um favor. Pela declaração de José Luis Uriarte, presidente para a juventude da UDI (Union Democrata Independiente) ao jornal Emol, dá para perceber que, obviamente, os chilenos não gostaram nem um pouco disso:

“Em matéria de limites de fronteiras, não há espaço para a ingenuidade e para a passividade. O Chile requer dos organismos competentes que velem pelo respeito das fronteiras e da adequada informação e divulgação sobre elas”.

Resta agora saber o que causou esse erro, mas creio que nunca teremos essa informação. Em todo caso, creio que a Argentina iria gostar de ter Villa O’Higgins como parte de seu território. Fazendo uma rápida pesquisa no Google, descobri que o lugar é um interessante ponto turístico. E não é para menos: olhando o mapa do Google Earth, é possível perceber que a região em questão é montanhosa e cercada por rios. No final das contas, essa história toda pode até servir para aumentar as visitas ao local.

Referência: Emol.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn