Microsoft fecha parceria com Zend para melhorar execução do PHP no Windows

A Microsoft tem mostrado cada vez mais interesse em fechar algum tipo de parceria com desenvolvedores de software livre para tentar uma melhor integração com produtos de ambos os lados. É o que ocorreu há alguns meses, quando a empresa se reuniu com a Mozilla Foundation e é o que acontece agora: a companhia de Bill Gates anunciou uma parceria com a Zend Technologies, uma das principais responsáveis pela distribuição da linguagem PHP.

A idéia da Microsoft é fazer com que o PHP execute, de maneira satisfatória, nos sistemas operacionais Windows. Embora a linguagem rode nesses sistemas há muito tempo, isso nunca ocorreu com o mesmo desempenho que existe no Linux, por exemplo.

A linguagem PHP é usada por milhões de sites em todo o mundo, inclusive aqui, no InfoWester. A combinação com o servidor Apache e o banco de dados MySQL é muito popular e, como esse “trio” roda muito bem em Linux (ou em outros sistemas baseados no Unix), acaba sendo um adversário de respeito à Microsoft.

Talvez seja por isso que a Microsoft esteja tentando uma aproximação. A empresa sabe que é pouco provável que usuários do PHP passem a utilizar o ASP.NET (sua principal arma contra o PHP), mas vê chances de aumentar a utilização do Windows em servidores Web se a execução da linguagem concorrente for satisfatória. A idéia não é ruim, mas pela segurança e comodidade, prefiro continuar com a plataforma Linux 🙂

Referência: Microsoft PressPass.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn