Disco rígido: cinquentão moderno!
Também chamado de HD (Hard Disc), o disco rígido completou 50 anos de existência em 13 de setembro (2006). Ao contrário dos modelos atuais, pequenos fisicamente e generosos em capacidade, o primeiro modelo era gigantesco e armazenava quase 5 MB de dados. Tratava-se do IBM RAMAC 305, que possuía 50 discos de 24″, rotação de 1.300 RPM e preço estimado em 35 mil dólares.
Para chegar ao tamanho físico usado hoje (que muita gente já acha grande) e oferecer dezenas de gigabytes em capacidade, os HDs passaram por um longo e constante período de evolução. A foto abaixo, por exemplo, mostra um HD em exposição no Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo, adquirido pela companhia entre 1970 e 1980. Em pé, o equipamento tem cerca de 1 metro de altura, mas era bem menor que o RAMAC.
O disco rígido já é um cinquentão, mas está longe de se aposentar. Os fabricantes continuam a aperfeiçoá-lo, principalmente para aumentar a capacidade de armazenamento, elevar a confiabilidade e manter preços acessíveis. Uma das tecnologias que estão sendo trabalhadas no momento é o esquema de gravação perpendicular. Vida longa ao HD!
Referência: Estadão.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn