China lançará processador de dois núcleos

O Instituto de Tecnologia Computacional da Academia de Ciências da China está por detrás do desenvolvimento do processador Godson-2E, um chip com dois núcleos que poderá ser produzido comercialmente em breve.

No entanto, engana-se quem pensa que se trata de um novo concorrente da Intel e da AMD no segmento de PCs: o Godson-2E, também conhecido como “Longxing”, tem capacidade de processamento equivalente a um Pentium 4 de 2 GHz e fabricação em 90 nanômetros, no entanto, suas instruções não são baseadas no x86, mas sim no MIPS, impossibilitando o uso do processador no Windows.

A arquitetura MIPS (Microprocessor without Interlocked Pipeline Stages) é muita utilizada em plataformas proprietárias. Estações de trabalho SGI e consoles de videogames – como o Nintendo 64 e o PlayStation 2 – são exemplos de dispositivos que fazem uso desse padrão. Isso deixa claro que o Godson-2E não explorará o mercado de PCs tradicionais.

O chip será fabricado pela empresa BLX e seu preço será equivalente a 415 reais, aproximadamente.

Referência: LinuxWorld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn