Build 2013: Microsoft apresenta as novidades do Windows 8.1

Começou hoje (26/06/2013), em San Francisco, Estados Unidos, a edição 2013 da Build, conferência para desenvolvedores promovida anualmente pela Microsoft. Conforme previsto, a companhia reservou o primeiro dia do evento para revelar as novidades do Windows 8.1, uma atualização que tem a árdua missão de eliminar – ou ao menos amenizar – as características mais criticadas do Windows 8.

Botão Iniciar

E, como você deve saber – e talvez até concordar –, um dos aspectos mais negativados pelos usuários em relação a esta versão é a ausência do clássico botão Iniciar. A Microsoft confirmou que o botão estará de volta no Windows 8.1, embora não como antes: basicamente, o recurso será uma maneira de alternar entre a tela Iniciar e a Área de Trabalho.

Boot direto para a Área de Trabalho

Outra novidade que merece menção é a possibilidade de o sistema fazer boot direto para o desktop, ou seja, entrar diretamente na Área de Trabalho assim que o usuário fizer login no Windows. Atualmente, a tela Iniciar é exibida imediatamente após esta etapa, detalhe que se mostra como um verdadeiro incômodo para muitos usuários.

Tela Iniciar

A tela Iniciar também ganhará algumas funcionalidades. Para começar, haverá mais opções de tamanhos de blocos: você poderá utilizar blocos reduzidos para exibir mais aplicativos ou atalhos na tela ou utilizar um bloco “grandalhão” e, portanto, capaz de mostrar mais informações. Estas novidades não são mero capricho: a Microsoft quer que o Windows 8.1 seja utilizado também em tablets mais compactos, com telas de 7 ou 8 polegadas, daí a maior flexibilidade no que diz respeito aos blocos.

Observe os blocos menores no lado direito da tela – Imagem por Microsoft

Observe os blocos menores no lado direito da tela – Imagem por Microsoft

E não termina aí: também pensando nos usuários de tablet, o Windows 8.1 fará com que os ícones de todos os aplicativos apareçam assim que o usuário fizer um gesto para rolar a tela Inicial para cima, tal como já acontece no Windows Phone. Além disso, haverá também mais opções de cores, efeitos e outros aspectos de personalização da tela. Será possível até mesmo para fazer com que o fundo desta seja o papel de parede usado na Área de Trabalho.

Snap View

A Microsoft também alterou a exibição simultânea de aplicativos na tela (Snap View). No Windows 8.1, será possível exibir até quatro programas ao mesmo tempo (se você tiver dois monitores, pode-se então aumentar este limite para 8, veja só!) e determinar o espaço que cada um ocupará.

Mais

Outras novidades incluem:

  • Integração ainda maior com o SkyDrive;
  • Aplicativo de busca do Bing mais inteligente;
  • Aplicativo de mapas (integrado ao Bing) capaz de exibir imagens 3D;
  • Apps oficiais de serviços como Facebook e Flipboard;
  • Aplicativo de música renovado, capaz, por exemplo, de gerar listas de faixas automaticamente;
  • Teclado virtual aperfeiçoado;
  • API nativa para impressoras 3D;
  • Internet Explorer 11 (ainda não apresentado).

Abaixo, um vídeo que resume as principais características da atualização:

Baixe o preview do Windows 8.1

A versão final do Windows 8.1 será lançada oficialmente no último trimestre do ano, provavelmente, mas você já pode baixar uma prévia desta atualização em windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/preview. Como o download é feito via Windows Store, é necessário que você esteja utilizando o Windows 8. O arquivo de instalação possui em torno de 2 GB.

Como se trata de uma atualização ainda não concluída, o Windows 8.1 Preview pode não funcionar corretamente em seu dispositivo, portanto, é recomendável fazer backup dos seus arquivos ou criar um ponto de restauração no sistema.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn