AMD e ATI em processo de fusão

Confirmando rumores, a fabricante de processadores AMD anunciou ontem (24/07/2006) a aquisição da ATI Technologies, uma das principais desenvolvedoras de chips gráficos do mercado. O valor da transação é de 5,4 bilhões de dólares.

A fusão tornará a AMD ainda mais competitiva no que diz respeito à disputa de mercado com a Intel, esta última já bastante atuante no segmento de processadores gráficos, principalmente por fornecer chipsets com esse recurso. Por outro lado, o bom relacionamento comercial entre a AMD e a nVidia, principal concorrente da ATI, pode ficar comprometido.

A união de ambas as empresas ainda não foi concretizada. É necessário submeter a transação à aprovação de acionistas da ATI e de entidades reguladoras. A ATI se comprometeu a pagar uma taxa de 162 milhões de dólares à AMD caso o negócio não ocorra. Se tudo se sair conforme o planejado, a integração da AMD com a ATI deve começar em novembro (2006).

Referência: AMD, ATI.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn