Israel e Líbano: o retrato da guerra nos blogs

O dramático conflito entre Israel e Líbano é noticiado não apenas por redes de TV e jornais, mas também por quem participa dele, direta ou indiretamente. Como? Por blogs que, além de textos, exibem fotos e vídeos relacionados.

Tanto os relatos quanto os comentários impressionam: há declarações de ódio, desabafos, mensagens de apoio e até poemas:

“(…) A fé cega cria o preconceito
O preconceito invoca o ódio
O ódio causa a guerra
A vítima é sempre a humanidade
Deus, salve o Líbano (…)

Ruby Khaja”

O comentário de Ruby foi inserido no blog “pró-Israel” Live from am Israeli bunker, em um post que começa assim:

“12º dia de conflito, dois mortos, 80 feridos. O blog começou a ter uma enorme quantidade de comentários e alguns são de libaneses. Não sou censurador, e você está livre para dizer seus pensamentos e suas opiniões (…)”

Conflito entre Israel e Líbano

No The Lebanese Bloggers, um soldado que se identifica apenas como Shachar afirma que “não é justo que civis sejam feridos”.

A comunicação por blogs entre israelenses, libaneses e “o resto do mundo” se dá pelo idioma inglês. Em boa parte dos casos, o acesso à internet dos blogueiros é feito em abrigos protegidos dos ataques. No entanto, a atividades dessas páginas se iniciou bem antes dessa guerra.

Se a internet não consegue a tão sonhada paz, ao menos permite o díalogo.

Referência: IBL News.

Blogs: Beirut Notes; Live from am Israeli bunker; On the Face; The Lebanese Bloggers.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn