Review: MP4 Sony Walkman NWZ-S638F

Quem disse que só de iPod vive o homem? No final de 2008, eu resolvi aposentar o meu velho e querido Sansa e140 e adquirir um tocador de áudio novo. De cara, cogitei comprar um iPod touch, mas precisava de algo menor e mais leve para ficar dentro do bolso. Após ter certeza de que 8 GB seriam suficientes para mim, fiquei na dúvida entre levar um iPod Nano ou um Sony MP4 Walkman NWZ-S638F, ambos com essa capacidade. Acabei optando por este último, e quer saber? Não me arrependi nem um pouco!

Sony Walkman NWZ-S638F

Vamos partir logo para os fatores que pesaram na minha decisão. Para começar, notei que o Sony NWZ-S638F não exige programas como o iTunes para a transferência das músicas. Isso pode ser feito diretamente do sistema operacional, o que é ótimo, já que o software que o acompanha é um verdadeiro porre para isso e também porque permite a transferência a partir de outros sistemas que não o Windows (testei no Ubuntu Linux e funcionou perfeitamente). Por outro lado, é recomendável usar programas do tipo se você quiser que informações como foto dos álbuns apareçam devidamente no aparelho. Por esse motivo, estou usando o Windows Media Player para transferir minhas músicas.

Outro fator é a duração da bateria. A Sony afirma que o aparelho pode aguentar até 40 horas de música ou 10 horas de vídeo. É claro que esse valor considera apenas o uso de recursos mínimos do aparelho, mas deixando as configurações de áudio ao meu gosto, consegui usar o NWZ-S638F por quase 17 horas sem recarregar a bateria, um feito e tanto, na minha opinião.

Sony Walkman NWZ-S638F

Outro recurso que me vez gostar do NWZ-S638F (embora eu só tenha formado opinião sobre isso depois de ter comprado o aparelho) é o SensMe. Com ele, o aparelho cria playlists automaticamente com base nos tons e velocidades das músicas e as classifica em categorias. Por exemplo, se eu quiser ouvir músicas mais calmas, posso escolher a categoria Relax; se eu quiser ouvir músicas mais dançantes, posso optar pela categoria Pop Ballad, e assim por diante. No início, eu fiquei meio desconfiado da eficiência desse recurso, mas até que ele funciona bem, embora não acerte todas as músicas. É claro que o usuário também precisa ajudar. Não adianta escolher a categoria Electronic se só houver rock no dispositivo…

Sony Walkman NWZ-S638F

Outra característica que pesou bastante na escolha do NWZ-S638F foi a qualidade do seu fone. Ele é do tipo In Ear, onde a ponta de cada fone é inserida no ouvido. Fones desse tipo, quando de boa qualidade, isolam parte dos ruídos externos, fazendo com que o usuário ouça melhor a música e evite aumentar demais o volume para compensar o barulho de fora. Além disso, as pontas dos fones usam “almofadas” de silicone ou outro material capaz de criar uma espécie de vedação, evitando o “vazamento” do áudio e permitindo melhor aproveitamento de efeitos sonoros, especialmente de graves. É por isso que esse tipo de fone é o meu preferido e o que acompanha o NWZ-S638F é simplesmente o melhor que eu já tive.

Sony Walkman NWZ-S638F

De resto, vale citar os demais recursos do aparelho:

– Sintonizador de rádio FM com memorização de até 30 emissoras;
Time Machine Shuffle, interessante recurso que toca aleatoriamente todos as músicas de um determinado ano;
– Compatibilidade com os formatos de vídeo AVC, MPEG-4 e Windows Media Video, com possibilidade de ver os filmes tanto na horizontal quanto na vertical;
– Compatibilidade com os formatos de áudio MP3, WAV, WMA e ACC;
– Recurso de biblioteca de podcasts;
– Visualizador de imagens em JPEG na horizontal ou na vertical;
– Possibilidade de mudar o tema e o background do aparelho;
– Várias funções para aprimoramento do áudio, incluindo equalizações pré-programadas (Jazz, Pop, Heavy, entre outros), fazendo com que o aparelho ofereça excelente qualidade sonora;
– Função Reset na parte de trás do dispositivo (precisa ser acionada com um objeto pontiagudo);
– Várias possibilidades de execução de áudio: por álbum, por artista, por gênero, por pasta, por playlist, entre outros;
– Compatibilidade com vários idiomas, incluindo português (de Portugal);
– Função AVLS para proteção da audição através do bloqueio de volume;
– Botão Hold, para impedir o acionamento acidental de qualquer tecla (recurso que não pode faltar para quem deixa o aparelho no bolso);
– Acabamento externo metálico, resistente e bonito;
– Tela de 2″ com 240×320 pixels e compatível com mais de 262 mil cores;
– Dimensões de 42,9 mm × 89,5 mm × 7,5 mm e peso de 46 gramas.

Sony Walkman NWZ-S638F

É claro que o Sony NWZ-S638F também tem lá seus defeitos:

– Os softwares que o acompanham, Media Manager e Content Transfer, são lentos, feios e pouco amigáveis;
– A conexão USB do aparelho, que também serve para recarregar sua bateria, utiliza um conector proprietário, o que significa que o usuário terá dificuldades para encontrar outro cabo caso perca o que acompanha o produto;
– Só consegui fazer o aparelho exibir corretamente a capa dos álbuns através de sincronização pelo Windows Media Player.

No saldo final, o Sony NWZ-S638F é um aparelho muito bom, ideal para quem quer um tocador de áudio/vídeo leve, pequeno, cheio de recursos e com excelente qualidade sonora. Na minha opinião, é um concorrente de peso da linha iPod Nano e se destaca inclusive por ser mais barato que este último. Portanto, está dada a dica!

Sony Walkman NWZ-S638F

Vale frisar que a linha MP4 Walkman da Sony tem outros aparelhos com menos ou com mais recursos, no entanto, quase todos são parecidos com este. Assim, este review pode, até certo ponto, servir também de referência para eles 😉

Emerson Alecrim





  • Timóteo

    Sempre quis um walkman, agora quero mais ainda.

    Valeu pelo review

  • Rod

    Interessante esse review, o preço dele que é um pouquinho salgado mas vale o investimento.

    []s

  • Timóteo, eu sempre desconfiei dessa linha, mas não me arrependi nem um pouco. O aparelho tem boa qualidade e o áudio é excelente! Se você comprar um, acho que vai gostar.

    Pois é, Rod, o preço dele é um pouco salgado mesmo, mas como você disse, vale o investimento. Ao menos tem melhor custo-benefício em relação ao seu rival iPod Nano, na minha opinião…

    Abraços!

  • Olá Emerson,

    Cara, ele é MUITO mais barato que o iPod ? Não sei, mas acho que não trocaria meu nano por um destes. Primeiro por causa de toda a facilidade que tenho com o iTunes (apesar de pesadão) para gerenciamento das músicas e principalmente podcasts. Inclusive posso usar outros softwares para fazê-lo, que não seja o programa da apple.

    Segundo é que a bateria do meu nano dura MUITO. No começo durava mais de 24 horas com ele ligado, hoje eu não fiz o teste, mas não deve estar longe disto. E pra mim as outras qualidades que você colocou nem fazem tanta diferença, como radio.

    Bom, é opinião de quem achava eu nunca ia precisar de um iPOd e agora não se vê sem um deles.

  • Fala, Arcanjo!

    Não, quando comprei, o NWZ-S638F custava apenas 80 reais a menos que o iPod Nano de mesma capacidade. A bateria dele também dura bastante. Repare que ela durou cerca de 17 horas considerando volume e todos os efeitos de som que eu utilizo.

    Mas note também que eu não quis colocar o iPod Nano como um aparelho pior ou melhor. Apenas quis destacar que o NWZ-S638F é uma alternativa muito boa, inclusive pela qualidade do fone fornecido.

    Grande abraço!

  • ana

    Oi, eu tenho lido resenhas sobre esse aparelho e estou querendo comprar. Tenho uma dúvida, ele tem algum recurso do tipo “on the go” do ipod, pra criar playlists direto no aparelho? Não consegui achar essa informaçao em nenhum lugar.
    obrigada!

  • Alini

    Tenho um Celular Sony Ericsson W580i, e o design e funcionalidade são muito parecidos com esse mp4. Adicionando que por possuir conexão telefônica, um recurso interessante do celular é o TrackID
    Com o rádio ligado, você o ativa, ele envia um pequeno trecho de poucos segundos da música que estiver tocando, pesquisa na internet e devolve o nome da música, autor e disco. Excelente para quando adoramos uma música que não sabemos de quem é.

  • Fábio Portugal

    Kra eu tinha um celular Sony Ericson com Walkman o W300i e depois de 3 anos de uso frenetico ele morreu! Bom precisava compra um novo celular, mas depois de algumas pesquisas cheguei a conclusão q usava o celular mais para músicas e vídeos do que para falar!

    Então decidi comprar um celular simples (soh pra ligar msm) e um MP4 exatamente esse mesmo MP4 do review! A escolha foi pelo mp4 da sony principalmente pela qualidade já confirmada pelo uso do W300i e principalmente pelo fone que eh simplesmente fantástico não conheço um fone melhor do que esse fone que acompanha o aparelho, a qualidade de audio e vídeo também é muito boa! realmente um dos únicos contras no aparelho são os softwares q acompanham ele, mas eu também costumo passas as músicas pelo media player por ser mais pratico e rápido, já que ele é totalmente compativel com o aparelho. muito bom!

  • Fábio Portugal

    Só respondendo a Ana! Pelo que vi até agora ele não permite criar playlists direto no aparelho não!

  • Augusto

    Amigo,
    Ganhei um modelo parecido só que veio do Japão, e não consigo mudar o idioma.
    Você poderia me ajudar ?
    O modelo é NW-S636FK
    Valeu !!!

  • Carla

    Boa noite,

    Estava procurando informaçoes sobre a intalaçao deste modelo de aparelho, pois nao consigo transferir musicas para ele.

    Já instalei o cd, fiz tudo o passo a passo, mas ainda assim o windows acusa que o software nao foi instalado corretamente =/ .
    Voce poderia me ajudar?!

    Obrigada!
    Aguardo resposta.

    Carla

  • Yan Carlos

    Sim, Ana. Eu tenho um NWZ-S616 e ele permite criar playlists sim!

  • Oi pessoal! Fiz uma besteira. Apaguei todos os arquivos do meu Sony e acho que excluí inclusive os softwers que permitiam tocar mp3,ver fotos e etc. Agora só consigo escutar rádio! =/
    Quando abro meu Mp4 pelo pc, não há nem sequer uma pasta! E tento copiar do pc pro mp4 e aparece uma janela dizendo que’não é possível copiar e etc.
    Será que não tem mais jeito? É possível baixar na Internet algum arquivo milagroso?
    Socorro! Sem música tá foda!
    Quem puder ajudar, agradeço imenso. Só não vale colocar a culpa em mim! =x
    Abraço!

  • Yan Cruz

    Sabrina,

    Acho, eu acho…que vc só tem uma salvação: ter que baixar um novo firmware.

    Vc pode fazer isso. Basta olhar o manual que lá eles dão um site para qualquer dúvida.

  • Tiago

    Amigo,

    Como faço para transformar o vídeo na melhor qualidade possível? comprei um exemplar destes (pq vi em seu blog) e estou preparando os programas!

    Abraços!

  • Yan Cruz

    Tiago,

    Pela impressão que eu tenho, mesmo que a qualidade de um vídeo não seja muito boa, neste mp4 surpreendentemente parece ficar (!).
    Mas se vc quer vídeos de ótima qualidade mesmo, baixe o programa ANY VIDEO CONVERTER. Nele dá pra vc baixar vídeos do Youtube e convertê-los direto em mp4 (formato utilizado pra ver vídeos nele). Ae e só vc pegar um vídeo de boa qualidade no Youtube e baixá-lo para depois passar para se mp4. A imagem fica show!

    Abraço!

  • Tiago

    Nossa, obrigado pela atenção, já gostava do blog, agora virei fã!

    na verdade, eu preciso saber o formato (tamanho) do vídeo!

    é que a tela é de 2,4 e eu não sei qual o formato que eu coloco 120×90… etc

    🙂

  • Yan Cruz

    Valeu!
    Na verdade, eu não sou o dono do blog, mas venho aqui para ajudar o pessoal ;]
    Bom, o meu mp4 é o modelo NWZ-S616F, tela de 1,8” com tamanho de vídeo 320×240. Preenche a tela toda sem cortes. Acho que o programa faz o vídeo se adequar ao tamanho da tela automaticamente, no caso do seu, 2,4”. tenta o programa ANY VIDEO CONVERTER e converte os vídeos no formato MP4 PERSONALIZADO. Deve dar certo,

    Abraço!

  • STEPHANIE VIANA

    Ola td bem.
    Cara perdi meu carregado do walkman NWZ S 516F E NÃO CONSIGO COMPRAR OUTRO SERÁ QUE VC PODE ME AJUDAR.

  • Yan Cruz

    Olá, tudo bom!

    Olha, acho que só indo na assistência técnica autorizada. Eles devem vender lá, já que o cabo de dados USB não é universal. Com certeza eles vendem. 😉

  • Jeh

    perdi meu cd de instalacão i
    formatei meu mp4 tem como
    alguem manda outro cd
    de instalacão p/min fasendo favor..

  • Thomas

    Oi, caramba acabou de acontrecer isso comigo tb, perdi meu recarregador e tô desesperado não encontro pra vender em lugar algum, as lojas deviam ter suporte para essas imprevisibiliades, alguem pode me ajudar…..

  • Qaundo perdi meu carregador tive que pedir um vindo dos EUA. Dá uma olhada no site da Best Bsuy. Eles entregam em qq lugar do mundo, mas fica meio caro . Minha sorte é que uma amiga me mandou pelo correio quando eu estava em outro país

  • Yan,

    Obrigada pela resposta. Mas na verdade perdi tb o manual. Vc sabe qual o site que posso baixar de novo o sofftwer?
    Gracias.

  • Sabrina, creio que você conseguirá encontrar o manual no seguinte link:

    http://esupport.sony.com/US/perl/model-home.pl?mdl=NWZS638F&LOC=3

  • Pingback: Blog InfoWester » Sony MDR-XB20EX: fones de ouvido para quem gosta de "extra bass"()