Erro no Windows: A ação não pode ser concluída porque o arquivo ou a pasta está aberto em outro programa

Baixei uma pasta de fotos para a minha Área de Trabalho, mas não consigo apagá-la. Sempre recebo o aviso “A ação não pode ser concluída porque o arquivo ou a pasta está aberto em outro programa. Feche o arquivo ou pasta e tente novamente“.

Já reiniciei o computador e não deixei nenhum programa aberto, mas o sistema continua exibindo este aviso. O que eu faço? Uso o Windows 8 e o meu notebook é novo, tem uns três meses de uso.

Fernanda Nascimento, Marília – SP.

Este aviso aparece quando você tenta excluir uma pasta, mas mantém aberto algum arquivo dentro dela. O simples fechamento deste arquivo resolve o problema. Ou pelo menos deveria: é que, às vezes, uma falha ou outra faz com que o Windows (inclusive nas versões 7 e anteriores) entenda erroneamente que esta pasta continua sendo utilizada e, portanto, não pode ser deletada.

A ação não pode ser concluída porque o   arquivo ou a pasta está aberto em outro programa

Como as causas não são únicas e, na maioria das vezes, nada claras, há uma série de procedimentos que você pode tentar. O jeito é testar um por um. Eis os que me vieram à mente:

:: Abra os arquivos dentro da pasta em questão (no seu caso, fotos) e feche-os novamente. Reinicie o computador. É possível que, depois disso, você consiga apagar a pasta;

:: Tente apagar os arquivos dentro da pasta primeiro, depois esta última;

:: Pressione simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e Del, clique em Gerenciador de Tarefas e, na aba Processos, veja se não há algum processo ou aplicativo em segundo plano que possa estar “segurando” um arquivo dentro da pasta (no seu caso, pode ser algum visualizador de imagens). Se desconfiar de algum, selecione-o e clique em Finalizar Tarefa. Depois, tente deletar a pasta;

:: Vá à tela Inicial, digite CMD e, quando aparecer o ícone Prompt de Comando, clique nele com o botão direito e escolha Executar como administrador. Na janela que abrir, digite “sfc /scannow” (sem aspas) e pressione Enter. Com isso, o Windows fará uma verificação criteriosa em todas as pastas e arquivos protegidos do sistema. O procedimento pode levar vários minutos. Quando concluído, reinicie o computador e, em seguida, tente eliminar a pasta;

:: Se nada disso der certo, tente resolver o problema utilizando o programa Unlocker, que é gratuito e pode ser baixado em www.emptyloop.com/unlocker ou em sites de downloads.





  • Bem esses passos mesmo.

  • Cleberman

    :: Reinicie em “modo de segurança” e conseguirá excluir, renomear, recortar qualquer arquivo.

    Uma vez não consegui renomear uma pasta e fiquei muito irritado.

    O modo de segurança me ajudou e mais tarde vim a descobrir que a dita pasta estava “amarrada” com alguns atalhos do meu menu iniciar…

  • Eu costumo utilizar muito o programa Unlocker (www.emptyloop.com/unlocker). Ele além de me listar o que está utilizando/acessando o programa ou pasta que eu quero alterar/excluir/mover, me dá várias opções de como liberar o mesmo para acesso e assim prosseguir com meu trabalho.
    Ele pode ser tanto instalado no PC ou Server para acesso constante e permanente quanto também possui uma versão que roda sem precisar de instalação (só o executável).

  • Ops, não tinha visto que no final do post você já recomendava ele, foi mal… rs

  • Marcos Alberto

    Fernanda Nascimento Aqui no meu eu fiz o seguinte para deletar o programa iSafe. Aliás cuidado com esse programa que ele invade o seu PC muda seus navegadores, mexe no seu Windows todinho, até chegar uma hora que toda pasta que você for mexer tem que colocar a senha do administrador. E eu tirei ele assim: Localizei onde ele estava, depois arrastei ele para a área de trabalho. Aí abri outra pasta coloquei a pasta do iSafe dentro dessa pasta que abri, e deixei na área de trabalho. Aí eu reiniciei o PC peguei a pasta e arastei para a lixeira e deletei. Deu certinho blz….

  • Se você tiver um arquivo do Office ali dentro, delete ele, dê Ctrl+Alt+Del, abra o Gerenciador de Tarefas, finalize a tarefa “CVH.EXE *32” (sem aspas) e tente deletar de novo. Vai funcionar.

  • Felipe Magno

    eu tenho uma pasta vazia e não consigo excluir eu deveria fechar o programa no qual ela esta aberta mas não sei em qual programa ela esta aberta ela foi criada na área de trabalho e agora?

  • Bryan Querino

    valeu!!! me ajudou bastane (y)

  • igor

    tenho a solucao pra ti amigo acabei de descobrir finaliza tudo o arquivos da pasta no gerenciador de tarefas so clika com o segundo botao do mouse ou notebook e vai aparecer gerencia de tarefas e finaliza a tarefa acabei de remover a pasta do desktop q n tava conseguindo

  • George Schmutz

    Tem uma pasta que foi Criada na minha área de trabalho,mais eu quero excluir,Porem não consigo a pasta se chama ‘Backup Executável’ mais dentro da pasta não tem nada,e não adianta eu abrir o [CTRL+ALT+DELETE] >> Gerenciador de tarefas , Porque por lá não tem nada que eu possa [Finalizar] que vai dar para apagar a pasta!! Já tentei reiniciar o PC e apagar mais não adianta,alguem ai me ajuda?

    • Nicole Tutoriais (nick)

      Fassa assim clique com o botão direito na barra de tarefas vai em : Gerenciador de tarefas procure Disc Soft Lite no caso e esta pasta que não permite que eu exclua a minha então clica com o botão direito nela e vai em finalizar tarefa e pronto tente excluir a pasta1

  • Amanda Cristina

    MUITO OBRIGADA! Finalmente consegui.

  • Nicole Tutoriais (nick)

    Vlw Consegui sertinho vlw mesmo

  • Keller F.

    Valeu ajudou e muito. 😀

  • Lucas Pereira Bicca

    Tentei pelo Gerenciador de Tarefas e deu certo! Valeu pela grande ajuda!

  • georgia orenice

    Obrigado mil vezes!! Revirei a web para tentar excluir dois downloads e só aqui resolvi meu problema!! Valeu ajudou dmais !! 😀

  • Antonio Turano

    Boas a todos,
    Mais uma dica: Senão consegue Deletar ou Copiar as apsta
    1) Se for para deletar, entre primeiro na pasta e delete todos os arquivos e depois delete a pasta
    2) Se for para Copiar para outra pasta, Copie primeiro todos os arquivos para a pasta que você quer, delete essa pasta que está vazio agora