YouTube lança projeto para incentivar música clássica

O YouTube acaba de anunciar a criação do projeto “YouTube Symphony Orchestra“, um canal que tem como objetivo incentivar o acesso à música clássica. Contando com o apoio de entidades e personalidades famosas, como a Orquestra Sinfônica de Londres e o compositor do tema das Olimpíadas Tan Dun, o projeto convida músicos de todas as partes do mundo para ingressar na “orquestra on-line” do site.

Os interessados devem enviar um vídeo ao YouTube onde interpretam uma composição de Tan Dun. Além disso, devem também enviar um vídeo que demonstre suas habilidades musicais. O prazo para isso é o dia 28 de janeiro de 2009. Entre 14 e 28 de fevereiro do mesmo ano, participantes serão escolhidos para a semi-final por uma comissão formada por músicos e especialistas no assunto. Depois disso, os finalistas serão escolhidos por votação através do YouTube.

Os mais votados – a serem anunciados em 2 de março de 2009 – serão convidados a participar de um encontro de três dias de duração em Nova York com artistas renomados, entre eles, Michael Tilson Thomas. Os vencedores participarão também de uma apresentação no Carnegie Hall, que acontecerá no dia 15 de abril de 2009. Por fim, trechos das interpretações da música de Tan Dun feitas pelos participantes serão utilizados para montar uma sinfonia para o YouTube.

Para mais detalhes, acesse o site oficial do YouTube Symphony Orchestra (versão brasileira neste link).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.