Seagate: tecnologia HAMR pode resultar em HDs com até 60 TB na próxima década

Imagem ilustrativa de HDJá pensou na possibilidade de o seu próximo computador possuir um HD com 10, 20 ou até mesmo 60 TB (isso mesmo, terabytes) de capacidade? Pois saiba que isso poderá ser realidade já na próxima década, graças à tecnologia HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording), capaz de aumentar consideravelmente a densidade dos discos rígidos, razão pela qual está sendo alvo de estudos de várias empresas, entre elas, a Seagate.

A referida tecnologia começou a ser divulgada em 2006, mas somente hoje (19/03/2012) é que a Seagate anunciou avanços significativos em relação ao assunto: a companhia afirma ser a primeira a conseguir a densidade de um terabit por polegada quadrada em um disco com a aplicação da tecnologia HAMR.

Isso significa que, quando a produção de unidades com HAMR começar, teremos primeiramente HDs com capacidades variando entre 2 TB (unidades de 2,5 polegadas para laptops) e 6 TB (unidades de 3,5 polegadas para desktops). No entanto, nos anos seguintes, HDs HAMR poderão ter sua capacidade de armazenamento aumentada em várias vezes, até chegar em 60 TB, de acordo com previsões da Seagate.

Este é um cenário deveras interessante, pois sugere que os HDs não irão sucumbir frente ao avanço das unidades SSD, que apesar de contarem com cada vez mais capacidade de armazenamento, ainda tropeçam em relação a um fator importante: preço.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.