Microsoft promete boot quase instantâneo no Windows 8

Ao longo dos últimos anos, componentes de hardware e sistemas operacionais evoluíram bastante, mas não foram capazes de diminuir de maneira expressiva o tempo de boot, pelo menos nas plataformas mais utilizadas. Mas a Microsoft quer mudar isso: a companhia anunciou recentemente que o Windows 8 deverá ter tempo de carregamento inferior a dez segundos.

De acordo com a Microsoft, isso será possível porque o Windows 8 contará com um “meio termo” entre hibernação e o desligamento total do sistema: normalmente, quando o computador é desligado, o kernel é desativado completamente; no Windows 8, porém, ele será armazenado em um arquivo específico, sendo carregado imediatamente na memória RAM quando a máquina for religada. Como o kernel já está ali, disponível, o carregamento do sistema como um todo será muito mais rápido. Observe a demonstração no vídeo abaixo:

É claro que este processo de boot quase instantâneo também depende da capacidade de hardware. O notebook do vídeo, por exemplo, conta com um processador com múltiplos núcleos (multi-core), característica importantíssima para que o Windows 8 consiga dividir as tarefas e agilizar o processo como um todo.

Referência: Building Windows 8.





1 comentário:

  1. BUILD 2011 mostra mais detalhes do Windows 8 | Blog InfoWester


    […] O desempenho também chama a atenção. Pelo menos na demonstração feita no BUILD 2011, foi possível perceber que o Windows 8, em sua atual fase, consome menos recursos de hardware que o Windows 7. É uma questão de bom senso, na verdade: se considerarmos os tablets, veremos que estes são mais “humildes” no que se refere às especificações de hardware, portanto, um sistema operacional pensado para dispositivos móveis precisa obrigatoriamente levar este aspecto em consideração. Ah, e não podemos esquecer do boot, que ficará muito mais rápido. […]