Microsoft promete boot quase instantâneo no Windows 8

Ao longo dos últimos anos, componentes de hardware e sistemas operacionais evoluíram bastante, mas não foram capazes de diminuir de maneira expressiva o tempo de boot, pelo menos nas plataformas mais utilizadas. Mas a Microsoft quer mudar isso: a companhia anunciou recentemente que o Windows 8 deverá ter tempo de carregamento inferior a dez segundos.

De acordo com a Microsoft, isso será possível porque o Windows 8 contará com um “meio termo” entre hibernação e o desligamento total do sistema: normalmente, quando o computador é desligado, o kernel é desativado completamente; no Windows 8, porém, ele será armazenado em um arquivo específico, sendo carregado imediatamente na memória RAM quando a máquina for religada. Como o kernel já está ali, disponível, o carregamento do sistema como um todo será muito mais rápido. Observe a demonstração no vídeo abaixo:

É claro que este processo de boot quase instantâneo também depende da capacidade de hardware. O notebook do vídeo, por exemplo, conta com um processador com múltiplos núcleos (multi-core), característica importantíssima para que o Windows 8 consiga dividir as tarefas e agilizar o processo como um todo.

Referência: Building Windows 8.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.