Microsoft e ITI fecham acordo para facilitar navegação em sites seguros

A Microsoft e o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) anunciaram hoje um acordo de cooperação que visa facilitar o acesso dos usuários da plataforma Windows a sites seguros. Para isso, a Microsoft disponibilizará em todos os seus softwares (quando cabível) a cadeia de certificação digital da ICP-Brasil – em poucas palavras, um conjunto de recursos que determinados sites utilizam para garantir sua autenticidade.

A parceria foi firmada oficialmente hoje, às 11 horas, em Brasília, entre Michel Levy, Presidente da Microsoft Brasil, e Renato Martini, Diretor-Presidente do ITI. Inicialmente, o acordo terá vigência de três anos.

“A Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes”, disse Martini.

A novidade trará benefícios principalmente para usuários do Internet Explorer 8, já que quando um site que utiliza um certificado da ICP-Brasil for acessado, este último será instalado automaticamente no navegador, assim como acontece com qualquer outro certificado reconhecido pela Microsoft. É possível identificar sites seguros pela exibição da figura de um cadeado no canto inferior direito do navegador.

Exemplo de site seguro - Imagem por ITI
Exemplo de site seguro – Imagem por ITI

Caso queira compreender melhor o assunto, você pode acessar esta matéria do InfoWester sobre certificação digital.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.