iPhone e iPad fazem Apple ter o melhor semestre de sua história
A Apple divulgou hoje (19/07/2011) os números de seu segundo trimestre fiscal (entre abril e junho deste ano), notícia que certamente deixou seus investidores bastante felizes: no período, a companhia obteve 28,57 bilhões de dólares em receita, com 7,31 bilhões de lucro. É, portanto, o melhor trimestre da história da empresa, como frisou Steve Jobs em um comunicado.
Tamanho desempenho se deve, principalmente, aos dois produtos da Apple de maior destaque no momento: o iPhone e o iPad. O primeiro teve mais de 20 milhões de unidades comercializadas entre abril e junho de 2011, número 142% maior que o registrado no mesmo período de 2010. Já o iPad registrou vendas de mais de 9 milhões de unidades no referido trimestre, aumento de 183% em relação à mesma época do ano passado.
A linha Mac também apresentou boas vendas: quase 4 milhões de unidades no período. Já a linha iPod obteve vendas de pouco mais de 7,5 milhões de unidades, quantidade 20% menor que a registrada no segundo trimestre de 2010. Essa diminuição, no entanto, já era prevista pela Apple: a tendência é a de que os consumidores cada vez mais deixem de adquirir players de áudio e vídeo pelo fato de estes recursos estarem disponíveis em telefones móveis.
* * *
A notícia do bom desempenho trimestral da Apple surge junto com rumores de que o conselho administrativo da empresa está trabalhando para definir quem será o sucessor de Steve Jobs na direção da companhia. Apesar de acompanhar as atividades da Apple, o executivo está afastado de seu cargo desde janeiro de 2011 para cuidar de sua saúde. Em 2009, Jobs ficou de licença por 6 meses, período no qual realizou um transplante de fígado por causa de um câncer.
Referências: Ars Technica, Apple.
20 de julho de 2011 às 16:57
[…] depois de noticiar o melhor trimestre de sua história, a Apple anunciou uma renovação nas linhas MacBook Air e Mac mini, fazendo com que esta última, […]
21 de julho de 2011 às 19:23
[…] que não quer dizer, no entanto, que as vendas do iPad diminuíram: de acordo com a própria Apple, 9 milhões de unidades da linha foram comercializadas no último trimestre, indicando aumento de 183% nas vendas. Isso significa que tanto o iPad quanto […]