Governo quer cortar impostos de modems para baratear o acesso à internet

Modem ADSLDurante o evento Fórum Brasil Conectado, o governo federal divulgou o seu plano de cortar impostos como PIS e COFINS de aparelhos de modem como medida para baratear custos e, consequentemente, aumentar o número de usuários com acesso à internet no país.

A iniciativa, chamada “Modem para Todos”, já foi aprovada pelo Ministério da Fazenda, restando apenas a sua normatização, segundo Arthur Coimbra, integrante do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital (CGPID).

Como essa medida, obviamente, não é suficiente para popularizar o acesso à internet, o governo também está trabalhando em um projeto de incentivos fiscais envolvendo as esferas federais e estaduais para possibilitar a criação de conexões populares com custo mensal de 15 reais. Esta iniciativa ainda precisa ser autorizada pelo Ministério da Fazenda.

De acordo com Coimbra, o governo também está analisando medidas que possam facilitar a atuação de pequenas e médias empresas na prestação de serviços de acesso à internet, assim como está estudando a liberação da faixa de 450 MHz para permitir conexões sem fio em localidades rurais ou de difícil acesso.

O Fórum Brasil Conectado reúne entidades para discutir o Plano Nacional de Banda Larga. Segundo Cezar Alvarez, secretário especial da Presidência da República, o Brasil já avançou na regulamentação de questões envolvendo o plano. Mas ainda há muito o que ser feito: Arthur Coimbra, por exemplo, declarou que é necessário discutir os impostos que incidem sobre os serviços de telecomunicações no país, que estão muito acima da média de outras nações.

Referência: Agência Brasil.

Um comentário em “Governo quer cortar impostos de modems para baratear o acesso à internet”

  1. Não adianta baixar o preço do modem ADSL, O acesso fica na mão de empresas como a OI que não possuem concorrência, Um monopólio autorizado pelo próprio governo com a venda da Brasil telecom, fazendo que o brasileiro pague valores absurdo por conexões muito inferiores a Preço/Velocidade praticados no resto do mundo.
    Conexões como 3G no brasil são uma piada, são caras ainda e possuem limite de trafico fora que só em capitais temos 3G nas outras cidades temos tecnologias defasadas aida que não são de interesse das operadoras de telefonia celular mudar isto em um prazo aceitável.
    Internet no brasil é uma piada.

Os comentários estão fechados.