F-Secure divulga alerta sobre malware que ataca iPhone

A F-Secure divulgou uma nota em que alerta para um malware recém-descoberto que ataca a linha iPhone, da Apple. A praga foi criada com foco em usuários holandeses que utilizam internet banking: a ideia é ter acesso aos dados bancários dessas pessoas.

De acordo com a F-Secure, o malware só contamina iPhones que passaram por “jailbreak“, uma técnica que desbloqueia o aparelho e permite a instalação de programas não licenciados. A propagação é feita por meio do recurso de acesso remoto Secure Shell (SSH).

Depois de contaminado, o iPhone direcionará o navegador para um site falso toda vez que o usuário tentar acessar endereços de bancos baseados na Holanda. Se o usuário não perceber que está acessando uma página fraudulenta, poderá fornecer seus dados bancários e, consequentemente, sofrer um golpe financeiro.

Este, na verdade, não é o primeiro invasor criado para o iPhone. Semanas atrás uma praga de nome iKee foi identificada ao atacar iPhones desbloqueados, também via SSH. No entanto, esse malware apenas altera o papel de parede do aparelho para uma foto do cantor Rick Astley.

Referências: CNET News.com, F-Secure.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.