Depois de mais de uma década de existência, GeoCities chega ao fim

Pertencente ao Yahoo!, o GeoCities foi um dos mais populares e bem sucedidos serviços de hospedagem gratuita de páginas pessoais da década de 1990, mas está chegando ao seu fim hoje, dia 26 de outubro de 2009. Todos os sites hospedados no serviço serão apagados e não poderão ser recuperados.

O processo de finalização do GeoCities começou bem antes. Desde o mês de abril (2009) que o serviço já não aceita novos cadastros, época em que os usuários do GeoCities começaram a receber convites para um serviço de hospedagem de sites mais avançado do Yahoo!, com custo mensal de 4,99 dólares. Durante esse período, os usuários também receberam avisos para fazer cópias de seu conteúdo hospedado no GeoCities.

Aviso exibido na versão brasileira do GeoCities
Aviso exibido na versão brasileira do GeoCities

O Yahoo! não detalhou os motivos pelos quais decidiu fechar o serviço, mas não é segredo para ninguém que o GeoCities já está bastante ultrapassado para os dias atuais e certamente não é mais rentável – se é que um dia foi.

O serviço foi lançado em 1994 por David Bohnett e John Rezner e fez tanto sucesso que foi adquirido pelo Yahoo! em 1996, onde continuou sendo popular, especialmente com o número crescente de novos usuários da internet.

No quesito “utilidade”, o GeoCities não vai fazer falta, mas o anúncio de seu fim despertou uma sensação de “nostalgia” em muitas pessoas que tiveram a oportunidade de utilizar o serviço em seu auge.

Referências: PC World, Wikipedia.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.