Nomes de sites em caracteres japoneses ou árabes? Em breve poderá ser possível!

Domínio em japonêsA ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) anunciou recentemente uma novidade que pode trazer grandes mudanças na internet: a possibilidade de domínios, isto é, de endereços de sites utilizarem caracteres diferentes do alfabeto latino (ou alfabeto romano) Isso significa que em breve será possível encontrar endereços que utilizam totalmente ou parcialmente caracteres japoneses, chineses, árabes, entre outros.

A proposta, na verdade, não é nova e recebeu seu primeiro parecer positivo em 2008. No entanto, precisa passar por outra rodada de avaliação na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro (2009). Se a aprovação ocorrer, os primeiros domínios com a nova característica deverão surgir já em 2010.

De acordo com Rod Beckstrom, representante da ICANN, “mais da metade dos cerca de 1,6 bilhão de pessoas que utilizam a internet no mundo usam alfabetos diferentes do latino”, o que demonstra a importância do projeto. Prova disso é que países como China e Tailândia oferecem meios para que os usuários digitem endereços em seu idioma e sejam direcionados para os sites desejados, no entanto, essas ferramentas não são reconhecidas internacionalmente e podem não funcionar em todos os computadores.

A iniciativa poderia ter sido aprovada antes, mas complexidades técnicas ajudaram para que isso não acontecesse. No entanto, Peter Trush, responsável pela equipe que está lidando com a mudança, acredita que o sistema já está pronto e que funcionará conforme o esperado por ter sido amplamente testado nos últimos anos.

Referências: CNET News, ICANN (em PDF).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.