BitTorrent: essencial para o Facebook

Amado por quem gosta de baixar vídeos, odiado pela indústria do entretenimento. Esse é o BitTorrent. Engana-se, no entanto, quem pensa que essa tecnologia é utilizada apenas para compartilhamento de filmes, álbuns musicais, jogos e afins. O BitTorrent também pode ser utilizado para otimizar o desempenho de grandes aplicações na internet. Prova disso é o Facebook.

Recentemente, Tom Cook, engenheiro de sistemas do serviço, declarou que o BitTorrent é essencial para os negócios da companhia:

“BitTorrent é fantástico para isso, é realmente bom”, e completou: “é muito rápido e nos permite amenizar os problemas de escalabilidade que tivemos no passado, quando levava uma eternidade para atualizar o código-fonte dos servidores e reiniciá-los”.

BitTorrent mais Facebook

Como a declaração de Cook dá a entender, basicamente, o que o BitTorrent faz é ajudar na atualização das dezenas de milhares de máquinas utilizadas pelo Facebook. Centenas de megabytes são enviados a esses computadores em toda atualização e cada um ajuda a transmitir o novo código para outros servidores, de forma que todo o processo ocorra de maneira bastante rápida. Sem o BitTorrent essa tarefa poderia levar horas.

O interessante é que não é apenas o Facebook que está tirando proveito dessa tecnologia. Várias universidades já adotam o BitTorrent em suas pesquisas e, mais recentemente, o Twitter começou a fazer o mesmo.

Referência: TorrentFreak. Com colaboração de Lucas Uyezu.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.