Anatel: telefonia móvel para todos os municípios brasileiros em 2010

Ilustração de celularMuitas pessoas que moram ou visitam cidades pequenas ou mais afastadas de grandes centros urbanos se deparam com um problema pra lá de inconveniente: o sinal de seu telefone celular é fraco ou simplesmente não funciona nessas localidades. Mas, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), essa limitação pode acabar em abril de 2010.

Segundo Jarbas Valente, executivo da entidade, atualmente apenas 918 municípios ainda não contam com cobertura de redes de telefonia celular. No início de 2009, esse número era de 1.836. Essa expressiva diminuição foi possível graças a uma licitação promovida pela Anatel, que prevê também cobertura para as cidades restantes até abril de 2010, conforme já informado. Felizmente, as operadoras adiantaram a conclusão desse trabalho em vários municípios, muitos deles inclusive já contam com redes 3G, de acordo com Valente.

Em reunião recente realizada entre a Anatel e as operadoras foram discutidos, além desse e de outros assuntos, a necessidade de compartilhamento de rede entre as prestadoras e a criação de um serviço de “roaming internacional das Américas”, de forma a viabilizar as ligações de celulares pré-pagos na América Sul e a comunicação em eventos importantes, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.