AMD recebe investimentos e se dividirá em duas empresas

A AMD, segunda maior fabricante de processadores do mundo, anunciou recentemente a sua divisão em duas empresas. A novidade tem como principal objetivo diminuir os custos operacionais da empresa e torná-la mais competitiva.

Uma das empresas, a Foundry Company, ficará responsável pela fabricação de chips e não limitará sua produção aos processadores da AMD. A divisão restante continua com a denominação AMD e será responsável principalmente pela área de desenvolvimento de produtos.

A Foundry Company é uma joint venture entre a AMD e dois grupos de investidores de Abu Dhabi (Emirados Árabes): a Technology Investiment Company, que investirá inicialmente 2,1 bilhões de dólares no negócio e poderá injetar um valor entre 3,6 e 6 bilhões de dólares nos próximos anos para a fabricação e modernização de fábricas; e a Mubadala Development, que já possuía 8% da AMD e destinará 314 milhões de dólares para elevar essa participação para 19,3%.

A reestruturação da AMD já era esperada pelo mercado. A empresa tem dívidas acumuladas na casa dos 5 bilhões de dólares e precisa de investimentos para manter sua disputa de mercado com a rival Intel.

Referência: The New York Times.