Usuários poderão comprar vídeos, músicas e jogos pelo YouTube
O Google vai experimentar em breve um novo método para tentar rentabilizar o YouTube: incluirá em suas páginas links ou recursos semelhantes que permitem ao usuário comprar vídeos, músicas, jogos e outros produtos relacionados ao conteúdo exibido.
Para isso, esses links direcionarão o usuário a páginas de sites de vendas especializados no produto oferecido. Por exemplo, no caso de um livro, o usuário poderá ser encaminhado ao site da Amazon; no caso de uma música, ao serviço de vendas do iTunes, e assim por diante. Trata-se de um esquema semelhante ao utilizado pelo site Last.fm, onde o usuário pode comprar na Amazon discos ou faixas em MP3 do artista que está ouvindo.
A princípio, esse novo recurso estará disponível apenas nos EUA, mas a intenção do Google é a de torná-lo funcional em outros países o quanto antes.
O YouTube foi comprado pelo Google em outubro de 2006 pela quantia de 1,65 bilhão de dólares. No entanto, até agora a empresa não conseguiu gerar receita significativa com o serviço.
Referência: YouTube Blog.