TransferJet: um possível concorrente para o Bluetooth

Não, não se trata de nenhuma nova companhia de serviços aéreos. O TransferJet é, conforme o título desde texto, um possível e promissor concorrente da tecnologia Bluetooth, o que significa que poderemos ter num futuro não muito distante um novo padrão de comunicação sem fio entre dispositivos.

O TransferJet é uma tecnologia que está sendo trabalhada pela Sony e que foi apresentada no início desde ano, no evento CES 2008. A promessa é a de que as conexões via TransferJet tenham uma taxa de transferência de dados de, pelo menos, 375 Mbps (podendo chegar a 560 Mbps), um valor bastante superior ao padrão Bluetooth, que trabalha à 3 Mbps em sua versão atual.

Se repararmos bem, veremos que, na verdade, a proposta do TransferJet pode torná-lo mais concorrente do USB do que do Bluetooth. Isso porque o seu objetivo principal é facilitar a troca de dados ou a comunicação entre dispositivos da mesma forma que o USB permite hoje. A diferença está na forma de acesso, que é mais veloz e, por ser sem fio, requer apenas uma aproximação entre os aparelhos (uma boa aproximação, aliás, já que a distância não pode ser superior a 3 cm). Para isso, a intenção é fazer com que o padrão TransferJet opere à freqüência de 4,48 GHz que, segundo a Sony, não causa interferência em outras redes sem fio, o que significa que o usuário poderá manter uma rede WiFi ou Bluetooth no local sem ter problemas (pelo menos teoricamente).

A idéia do TransferJet se mostra bastante atraente, mas isso não quer dizer que teremos essa tecnologia como um padrão de mercado. Para começar, a Sony terá que conquistar a simpatia de outros gigantes da indústria, do contrário, não terá apoio suficiente para o projeto. Além disso, terá que encarar as propostas do Wireless USB e do Bluetooth 3.0, as novas versões de dois padrões já bastante conhecidos.

É cedo para dizer quem será o vencedor, mas o importante é que, em breve, possamos abandonar a chateação de ter que ligar um cabo na câmera digital ou no MP3-player toda vez que quisermos transferir arquivos do ou para o computador 🙂

Referências: CNet News.com, Sony Press Realease.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn