Os novos aparelhos da linha BlackBerry

Um pouco “carente de atenção” por causa dos holofotes em torno das plataformas Android, iOS (iPhone) e, mais recentemente, Windows Phone, a canadense Research In Motion (RIM) mostra que ainda está bem viva e acaba de anunciar a 7ª versão do sistema operacional BlackBerry, além de lançar três novos aparelhos para a linha que leva este mesmo nome.

O BlackBerry OS 7 não tem nada de revolucionário, tampouco novidades marcantes, mas não deixa de ser bem-vindo. Entre suas principais características estão, de acordo com a RIM, navegação até 40% mais rápida na Web, melhor suporte a HTML5, acesso mais rápido aos contatos, novos aplicativos para produtividade e colaboração, atualização das ferramentas de redes sociais e a tecnologia Liquid Graphics, que aprimora os recursos visuais do sistema.

As novidades ficam mesmo por conta dos aparelhos, que já saem de fábrica com o BlackBerry OS 7, é claro. O modelo BlackBerry Torch 9810 é um deles. O smartphone possui processador de 1,2 GHz, 768 MB de memória RAM, 8 GB para armazenamento interno, leitor de cartões microSD, tela de 3,2 polegadas sensível ao toque, câmera de 5 megapixels com iluminação LED e teclado QWERTY deslizável. A conectividade fica por conta dos recursos de GPS, Wi-Fi, 3G e Bluetooth.

BlackBerry Torch 9810  - Imagem por RIM

BlackBerry Torch 9810  – Imagem por RIM

Outra novidade é o BlackBerry Torch 9850 (ou 9860, dependendo do país), que não possui teclado físico, mas oferece uma tela de 3,7 polegadas sensível ao toque, portanto, passa a ser um dos principais modelos da RIM para competir com o iPhone ou mesmo com os variados modelos com Android que encontramos por aí. As demais especificações são quase iguais às existentes no modelo Torch 9810.

BlackBerry Torch 9850 - Imagem por RIM

BlackBerry Torch 9850 – Imagem por RIM

Por fim, temos o BlackBerry Bold 9900 (e sua variação 9930), que segue o estilo que consagrou a RIM: aparelho com tela na parte superior (neste caso, de 2,8 polegadas) e teclado QWERTY logo abaixo. Novamente, as especificações de hardware aqui são semelhantes às do BlackBerry Torch 9810, com o diferencial de o Bold 9900 possuir suporte à tecnologia NFC (Near Field Communications).

BlackBerry Bold 9900 - Imagem por RIM

BlackBerry Bold 9900 – Imagem por RIM

Todos estes modelos estarão disponíveis neste mês nos Estados Unidos. Até o momento, não há informação de lançamento no Brasil. Mais informações em www.blackberry.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn