“Mango”: a nova fase do Windows Phone
Não é nada fácil disputar espaço em um mercado onde as atenções se voltam cada vez mais às plataformas Android e iOS. Mas a Microsoft se esforça – e muito – para aumentar o tamanho da sua fatia. Prova recente disso é o acordo que a companhia estabeleceu recentemente com Nokia. Mas uma prova maior ainda foi anunciada oficialmente hoje (24/05/2011): o Windows Phone “Mango”, uma grande atualização da plataforma móvel da companhia.
As novidades são muitas. Mais de 500, segundo as palavras de Steve Ballmer, o chefão da empresa, em uma conferência realizada recentemente no Japão. E, desta vez, o Brasil não assistirá tudo de longe: os primeiros aparelhos com Windows Phone lançados oficialmente no país chegarão até o final do ano. Tamanha é a expectativa para o nosso mercado que o Windows Phone “Mango” foi apresentado hoje em São Paulo por ninguém menos que Kevin Turner, COO da Microsoft.
Pois bem, eis algumas das principais novidades do “Mango”:
Multitarefa
Antes mesmo de ser lançado, o Windows Phone 7 já recebia críticas por não ser multitarefa, isto é, só permitir a execução de uma atividade por vez no aparelho. No Mango, essa limitação foi superada, pelo menos em parte: nesta versão, o usuário poderá visualizar miniaturas de cada aplicativo aberto e alternar entre eles facilmente. Algumas atividades poderão ser realizadas em segundo plano, como a execução de áudio, por exemplo. Por outro lado, aplicações mais pesadas, como programas de VoIP, poderão não rodar se já houver alguma ferramenta em execução para evitar o aumento do consumo de energia.
Internet Explorer 9 Mobile
Acho que a Microsoft não iria ficar muito satisfeita de ver sua participação no mercado móvel aumentar, mas encontrar browsers como o Opera Mini sendo a preferência dos usuários. Então, nada mais compreensível do que lançar para o Windows Phone uma versão móvel de seu mais recente navegador, o Internet Explorer 9. De acordo com a empresa, o browser conta com as características mais marcantes da versão para PCs, como aceleração por GPU, compatibilidade com HTML5, recursos de segurança, entre outros.
Bing Vision e Bing Audio
O Bing Vision é uma ferramenta que utiliza a câmera do smartphone para ler códigos de barras, reconhecer imagens (por exemplo, capas de DVD), texto, entre outros. O usuário pode utilizar a informação capturada para pesquisar na internet por produtos associados ou obter mais detalhes sobre o assunto. É um aplicativo semelhante ao Google Goggles.
O Bing Audio, por sua vez, é um mecanismo de reconhecimento e pesquisa de som. Suponha, por exemplo, que você está escutando rádio no seu carro e começa a ouvir uma música que você gosta, mas não sabe o nome. Com o Bing Audio você poderá tentar obter detalhes sobre a canção ativando a ferramenta e aproximando o smartphone da saída de áudio do veículo. O programa analisará o som e pesquisará por informações relacionadas e, quem sabe, poderá até mesmo oferecer a música em questão para compra.
Marketplace
Está longe da pioneira App Store, da Apple, mas não dá para dizer que é pouca coisa, se considerarmos que a plataforma é nova: o Windows Phone Marketplace já conta com mais de 17 mil aplicativos e deve ficar ainda maior nos próximos meses, especialmente quando o suporte a idiomas diferentes do inglês for ampliado.
E o mais interessante é que a Microsoft vê no Brasil um grande potencial para o desenvolvimento de soluções para a plataforma Windows Phone. Não é por menos que, em parceria com Instituto de Pesquisa Eldorado, criou no Brasil o seu primeiro Centro de Excelência para Windows Phone. E até mostrou aplicativos brasileiros que já fazem sucesso lá fora, como o manipulador de imagens Thumba Photo Editor.
Para quem estiver interessado em desenvolver aplicativos para Windows Phone, o seguinte link é um bom ponto de partida: www.microsoft.com.br/winphone7/desenvolvedores.
* * *
O Windows Phone “Mango” conta ainda com vários outros recursos dignos de nota:
- Reconhecimento de áudio para que o usuário possa ditar mensagens SMS ou pesquisar no Bing (sem previsão de funcionamento pleno em português);
- GPS integrado ao Bing Maps com orientação por voz;
- Ferramenta para acompanhamento de podcasts;
- Forte integração com o Windows Live Messenger e redes sociais, como Facebook e Flickr;
- Integração com o Office e com o SkyDrive;
- Possibilidade de um uso da mesma interface para conversas via Facebook ou Windows Live Messenger.
No vídeo a seguir, uma visão geral do novo Windows Phone:
Bacana, não? E um fato interessante é que a Microsoft está tomando cuidando para evitar uma “fragmentação” da plataforma, ou seja, não é do intuito da empresa ver aparelhos com diferentes versões do sistema operacional. Por isso, o Windows Phone 7 “Mango” poderá ser instalado gratuitamente em aparelhos que contam com a versão antiga. Quanto a smartphones novos rodando a novidade, teremos que esperar: os primeiros modelos não deverão ser lançados antes do próximo semestre.
Um dos aparelhos com Windows Phone “Mango” mostrados pela Microsoft
Agora é esperar para ver se, com o Mango, as vendas do Windows Phone aumentam. Pelo menos na apresentação da Microsoft, a plataforma deu um show de funcionalidade, portanto, tem plenas condições de brigar por um espaço maior no mercado. E vai ser bom para todo mundo se isso acontecer, afinal, concorrência nunca é demais para nós, usuários 😉
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn